IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Governo indica presidente do Flamengo para chefiar Conselho da Petrobras

Rodolfo Landim em sua cerimônia de posse no Flamengo - Marcelo Cortes / Flamengo
Rodolfo Landim em sua cerimônia de posse no Flamengo Imagem: Marcelo Cortes / Flamengo

Do UOL, em São Paulo

06/03/2022 12h10Atualizada em 06/03/2022 12h19

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, foi indicado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) para o cargo de presidente do Conselho de Administração da Petrobras.

A eleição dos indicados para os Conselhos de Administração e Fiscal da estatal vai acontecer na Assembleia Geral Ordinária, marcada para 13 de abril.

O atual chefe do conselho de administração da empresa petrolífera, Eduardo Bacellar Leal Ferreira, confirmou ontem que vai sair do cargo. Ele citou como motivo o fato de querer dedicar mais tempo para a família.

Segundo nota divulgada ontem pela Petrobras, as indicações de Landim e de outras sete pessoas para o Conselho de Administração foram feitas pelo MME (Ministério de Minas e Energia).

Também foram feitas seis indicações para o Conselho Fiscal da companhia — quatro vindas do MME e duas da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Economia.

Veja abaixo quem são os indicados:

  • Luiz Rodolfo Landim Machado - presidente do Conselho de Administração
  • Carlos Eduardo Lessa Brandão - membro do Conselho de Administração
  • Joaquim Silva e Luna - membro do Conselho de Administração
  • Luiz Henrique Caroli - membro do Conselho de Administração
  • Márcio Andrade Weber - membro do Conselho de Administração
  • Murilo Marroquim de Souza - membro do Conselho de Administração
  • Ruy Flaks Schneider - membro do Conselho de Administração
  • Sonia Julia Sulzbeck Villalobos - membro do Conselho de Administração
  • Agnes Maria de Aragão da Costa - membro do Conselho Fiscal (Titular)
  • Marisete Fátima Dadald Pereira - membro do Conselho Fiscal (Suplente)
  • Janete Duarte Mol - membro do Conselho Fiscal (Titular) - representante do Tesouro Nacional
  • Otavio Ladeira de Medeiros - membro do Conselho Fiscal (Suplente) - representante do Tesouro Nacional
  • Sérgio Henrique Lopes de Sousa - membro do Conselho Fiscal (Titular)
  • Alan Sampaio Santos - membro do Conselho Fiscal (Suplente)

Landim é um engenheiro da área de petróleo, mas tem notoriedade hoje por comandar o Flamengo. De acordo com relatos de um ministro, que pediu anonimato, o chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, teve papel essencial na escolha do dirigente esportivo para o cargo de destaque na estatal.

O presidente do Flamengo é um dos nomes do mundo esportivo mais próximos do governo federal. Ele já foi recebido por Bolsonaro no Palácio do Planalto e também recepcionou Ciro Nogueira e a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, em uma visita à sede do time no ano passado, no Rio.

Landim foi reeleito no final de 2021 como presidente do time. Ao blog de Mauro Cezar Pereira no UOL, ele negou que vá se afastar da função.

Em janeiro, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, se reuniu com o presidente do Flamengo no Rio de Janeiro. Na ocasião, a agenda surpreendeu jornalistas, que questionaram o motivo do encontro ao MME. A pasta, no entanto, não se manifestou na ocasião.

De 2003 a 2006, durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o dirigente esportivo foi presidente da BR Distribuidora.

A mudança no comando do conselho acontece em meio às reiteradas críticas de Bolsonaro à política de preços da Petrobras. O modelo atual, que passou a ser adotado em 2016, durante o governo de Michel Temer (MDB), atrela os preços à cotação do petróleo no mercado internacional. A política tem provocado um aumento dos preços dos combustíveis, o que provoca receio em Bolsonaro de perder apoio popular durante o ano eleitoral.

* Com Estadão Conteúdo