IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

McPicanha e outros: Senador diz que propaganda enganosa será combatida

McPicanha sem picanha foi debatido em comissão do Senado - Reprodução
McPicanha sem picanha foi debatido em comissão do Senado Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo*

12/05/2022 20h55Atualizada em 12/05/2022 20h55

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) usou o microfone durante sessão da Comissão de Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) para criticar as últimas propagandas das redes de fast food McDonald's e Burger King que venderam o McPicanha sem picanha e o Whopper Costela sem costela.

O parlamentar argumentou que é importante levar a sério as denúncias de propaganda enganosa na venda de sanduíches. Nelsinho, que pediu a audiência, disse que a situação deve servir de exemplo.

"Não estamos nos preocupando com um sanduíche, como muitos têm falado para nos criticar, mas atentos para o respeito à boa-fé dos cidadãos. Direitos que precisam ser respeitados e disso não abriremos mão", disse o senador.

Segundo as denúncias, relatadas pelo senador, as duas empresas utilizam, na publicidade de alguns produtos, denominações que induzem o consumidor ao erro: sanduíches que aparecem no cardápio como contendo cortes nobres de carne usam, na realidade, cortes mais econômicos e aroma acrescentado ao molho, para garantir experiência semelhante à de consumir cortes mais sofisticados.

"O consumidor brasileiro é exigente e está atento. E os órgãos de proteção e defesa do consumidor, por sua vez, são diligentes e responsáveis no exercício de sua missão institucional. O desrespeito ao consumidor, entregando um produto alimentício que não corresponde ao que foi divulgado, pode causar riscos e não podemos tratar o caso como um mero equívoco na campanha de divulgação", afirmou Nelsinho.

Medidas do Procon

O diretor-geral do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF), Marcelo de Souza do Nascimento, destacou a relevância do tema na vida de todos os cidadãos. Ele lamentou ter sido "obrigado" a mandar tirar os produtos dos cardápios e disse ter tomado a decisão após estudos que constataram a veracidade das denúncias. Ele ressaltou ser importante as autoridades estarem atentas aos direitos das pessoas em todos os aspectos: desde a compra do pãozinho, ao uso da água, energia e transporte público.

"A publicidade é a principal forma de levar consumidores à compra. O marketing é o que desperta a vontade de se ter ou consumir um produto ou serviço e influencia a escolha do consumidor. Mas os fornecedores precisam ter em mente que há regras específicas para essa estratégia, regida por princípios como o da transparência. Travamos uma luta árdua [nessa fiscalização]", afirmou o diretor.

Repercussão e defesa

Representantes do McDonald's e do Burger King foram convidados para o debate, mas não compareceram à reunião. As duas empresas enviaram cartas à comissão, lidas pelo senador Nelsinho Trad.

Nas mensagens, a Arcos Dourados Comércio de Alimentos, franqueada do McDonald's no Brasil, e a franqueada do Burger King no país, BK Brasil, declaram que há transparência na publicidade dos produtos e que "não era a intenção das propagandas levar o consumidor a erro".

Mediante a repercussão dos casos, a BK Brasil diz, na carta, ter repensado o nome do hambúrguer Whopper Costela, "mesmo não sendo tarefa singela". Já a Arcos Dourados informa que decidiu suspender a comercialização dos Novos McPicanha em todo o país, "prezando pela transparência e em respeito a todos os consumidores".

Com informações da Agência Senado