IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Esquema de cervejas falsificadas leva 8 à prisão e apreende 32 mil garrafas

Cervejas com rótulos adulterados foram apreendidas no ES - Divulgação/Polícia Civil do Espírito Santo
Cervejas com rótulos adulterados foram apreendidas no ES Imagem: Divulgação/Polícia Civil do Espírito Santo

Do UOL, em São Paulo

14/06/2022 14h36Atualizada em 14/06/2022 15h31

Cerca de 32 mil garrafas com cerveja falsificada foram apreendidas em um galpão na cidade de Vila Velha (ES). Pelo menos duas mil delas já estariam prontas para venda, usando rótulos de marcas tradicionais no mercado de bebidas, como Brahma e Skol.

Pelo menos oito pessoas foram presas durante a operação da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon). A maior parte das garrafas estava dentro de um caminhão que havia acabado de chegar à empresa, alvo de um mandado de busca e apreensão.

"Durante as diligências, localizamos duas mil garrafas já falsificadas e pontas para venda. No local, também foram apreendidos materiais para falsificação, como rótulos, tampas, colas e lacres. Eles estavam usando falsificações de marcas tradicionais e bastante conhecidas", explicou o delegado Eduardo Passamani, titular da Decon, em nota emitida pela Polícia Civil capixaba.

Ainda segundo a corporação, os oito homens presos no galpão confessaram que adulteravam as garrafas. Eles foram autuados em flagrante pelos crimes de falsificação de bebidas, concorrência desleal, venda de produto impróprio ao consumo e associação criminosa.

Os suspeitos foram encaminhados para o Centro de Triagem de Viana (CTV), também no Espírito Santo, mas não tiveram suas identidades ou participação no esquema divulgados.

cervejas tradicionais - Divulgação/Polícia Civil do ES - Divulgação/Polícia Civil do ES
Fábrica usava rótulos de cervejas tradicionais em bebidas falsificadas
Imagem: Divulgação/Polícia Civil do ES