IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Loja da Apple em Maryland, nos EUA, é a primeira a aprovar sindicato

Imagem ilustrativa mostra logotipo da Apple - Aly Song/Reuters
Imagem ilustrativa mostra logotipo da Apple Imagem: Aly Song/Reuters

Do UOL, em São Paulo

18/06/2022 22h47

Uma loja da Apple em Towson, Maryland, se tornou hoje a primeira filial da gigante de tecnologia nos Estados Unidos a aprovar a formação de um sindicato trabalhista. As informações são do The Washington Post.

Com a votação de hoje, os trabalhadores da loja em Towson planejam se juntar à Associação Internacional de Maquinistas e Trabalhadores Aeroespaciais.

Pela sindicalização, os funcionários da Apple esperam avançar em demandas por maiores salários, benefícios melhores e ganho de poder para negociar com os empregadores sobre medidas de segurança contra a covid-19.

Ao menos outras duas lojas da gigante de tecnologia nos Estados Unidos estão tentando o que Towson conseguiu hoje. Uma delas está localizada em Nova York e a outra fica em Atlanta.

O movimento para sindicalizar nos Estados Unidos tem se tornado mais forte em grandes marcas além da Apple, como Amazon e Starbucks.

No entanto, funcionários dessas filiais reportaram à mídia norte-americana que sofrem pressões dos chefes para não aderir à sindicalização. Alguns contaram que ouviram sermões sobre as "armadilhas" desse tipo de organização e que sindicalizar traria piora nos benefícios trabalhistas.