PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Mídia e Marketing

Jatobá 'refugiado' ganha leão de ouro no festival de publicidade de Cannes

Reprodução
Imagem: Reprodução

Renato Pezzotti e Karan Novas

Colaboração para o UOL, em São Paulo e Cannes (França)

20/06/2022 16h38

O Brasil terminou o 1º dia do Cannes Lions, festival de criatividade mais importante do mundo, com 13 troféus (1 de Ouro, 3 de Prata e 0 de Bronze) em 4 categorias diferentes (4 prêmios em Outdoor, 4 em Health & Wellnewss, 3 em Print e 2 em Audio & Radio).

O único Leão de Ouro até agora para o Brasil foi para a ação "Árvore Refugiada", na categoria Outdoor. Criada pela agência Africa para o escritório brasileiro da ONG Climate Reality, fundada por Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA, a iniciativa chama a atenção para a devastação das florestas no Brasil.

Na campanha, um jatobá decidiu pedir refúgio em embaixadas de países estrangeiros por estar correndo perigo em seu território de origem.

"Árvore Refugiada" ainda levou mais um troféu de Prata e outro de Bronze, também na categoria Outdoor. No Cannes Lions, as empresas podem inscrever uma mesma campanha em diferentes subcategorias, como neste caso.

Confira o vídeo da ação:

Os outros leões de Prata para o Brasil foram para as campanhas "Beijos Icônicos", da agência Gut para o Mercado Livre (na categoria Print), e "Nódulo Virtual", criado pela agência VMLY&R para a fashiontech Amaro, com foco na prevenção ao câncer de mama (em Health & Wellness).

Patricia Corsi, entrevistada do episódio nº 99 do podcast Mídia e Marketing, é chief marketing officer global da Bayer e foi presidente do júri de Health & Wellness nesta edição do festival.

A executiva conversou com o UOL para Marcas e falou sobre os trabalhos brasileiros inscritos e a importância da criatividade também nesse setor:

Brasil é o 3º país com mais peças inscritas

As empresas brasileiras inscreveram 1.930 trabalhos nas 29 categorias do festival. O Brasil foi o terceiro país com mais campanhas inscritas, atrás apenas de Estados Unidos e Reino Unido.

Em 2021, as agências brasileiras ficaram com 71 troféus: 3 Grand Prix (o maior prêmio do festival, distribuído em cada categoria), 14 leões de ouro, 20 de prata e 34 de bronze.

Mídia e Marketing