Mídia e Marketing #137: Renata Vieira, diretora sênior global de Oreo
A pandemia mudou a maneira das pessoas comprarem chocolate. Como as marcas alteraram suas estratégias para esse "novo mundo"? E como a Lacta colocou, de um dia para outro, um coelho de Páscoa dentro do Big Brother Brasil?
O programa Mídia e Marketing desta semana recebe Renata Vieira, que assumiu recentemente o cargo de diretora sênior global da marca Oreo, da Mondelez, biscoito recheado mais vendido do mundo -veja a entrevista no vídeo acima.
A executiva lembra como as marcas tiveram que mudar suas estratégias com a pandemia (e o fechamento das lojas), em 2020.
"Todos os ovos de Páscoa já estavam nas lojas e montamos uma operação de e-commerce em 40 dias. A habilidade de lidar com cenários adversos é uma coisa muito forte dos brasileiros", diz (a partir de 9:50).
Ela dá como exemplo o crescimento das vendas digitais da Mondelez. "Na Páscoa de 2020, era 1% do total. Em 2021, passou para 12%. Em 2022, esse número saltou para 20%, mesmo com as lojas físicas abertas. Essas mudanças de comportamento não voltam", afirma.
No programa, Renata ainda conta bastidores da ação realizada pela Lacta no Big Brother Brasil 22, que envolveu Arthur Aguiar, vencedor dessa edição do reality. "Foi orgânico, espontâneo, conectado ao propósito da marca e com o tom de voz correto", declara (a partir de 33:45).
A executiva também explica sua nova função dentro da multinacional, agora como diretora de Oreo - marca de biscoitos que vale cerca de US$ 3 bilhões.
"É uma cadeira de negócio, não é só marketing e inovação. Temos que desenhar o futuro ao mesmo tempo que executamos o presente e sempre estamos mais perto das conversas estratégicas", diz (a partir de 1:15).
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.