PUBLICIDADE
IPCA
0,67 Jun.2022
Topo

Mídia e Marketing

iFood, WhatsApp e Havaianas são marcas mais queridas do Brasil, diz estudo

Reprodução
Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/07/2022 12h13

iFood, WhatsApp e Havaianas são marcas mais queridas do Brasil, segundo a 4ª edição do estudo Net Love Score (NLS), produzido pela Ecglobal, empresa de pesquisas do Grupo Stefanini. Coca-Cola e Omo completam o ranking das 5 primeiras colocadas.

Na 3ª edição do estudo, publicada em 2021, o Nubank era o líder, com iFood e Havaianas nas 2ª e 3ª colocações, respectivamente. Em 2020, o WhatsApp foi o líder, seguido de Netflix e YouTube. Na 1ª edição do estudo, produzido em 2019, a líder foi a Nestlé.

As 4.170 ouvidas pela empresa este ano, sociais, gêneros, faixa etária e regiões, responderam questões relacionadas a 30 categorias divididas em oito segmentos: eletrônicos e eletrodomésticos, FMCG (bens de consumo rápido), fashion e beleza, finanças, transporte, varejo, serviços e nova economia.

O objetivo do ranking é traçar uma "conexão emocional" entre consumidores e marcas. Também foram estudados outros 24 fatores de geração do vínculo com as marcas, com questões sobre atendimento de necessidades dos consumidores, impacto social e ambiental e presença na vida entrevistados, por exemplo.

Com métrica própria, o NLS usa como base critérios como intensidade, preferência, fidelidade e amplitude para obter índices que variam entre -100 e +200 pontos e definem a colocação das marcas. Veja o ranking (e pontuação) das 10 primeiras colocadas deste ano:

  1. iFood (93,5)
  2. WhatApp (88,5)
  3. Havaianas (88,0)
  4. Coca Cola (81,8)
  5. Omo (79,7)
  6. Netflix (75,8)
  7. YouTube (74,3)
  8. Nestlé (74,1)
  9. Kibon (73,9)
  10. Samsung (71,3)

Mídia e Marketing