iFood, WhatsApp e Havaianas são marcas mais queridas do Brasil, diz estudo
iFood, WhatsApp e Havaianas são marcas mais queridas do Brasil, segundo a 4ª edição do estudo Net Love Score (NLS), produzido pela Ecglobal, empresa de pesquisas do Grupo Stefanini. Coca-Cola e Omo completam o ranking das 5 primeiras colocadas.
Na 3ª edição do estudo, publicada em 2021, o Nubank era o líder, com iFood e Havaianas nas 2ª e 3ª colocações, respectivamente. Em 2020, o WhatsApp foi o líder, seguido de Netflix e YouTube. Na 1ª edição do estudo, produzido em 2019, a líder foi a Nestlé.
As 4.170 ouvidas pela empresa este ano, sociais, gêneros, faixa etária e regiões, responderam questões relacionadas a 30 categorias divididas em oito segmentos: eletrônicos e eletrodomésticos, FMCG (bens de consumo rápido), fashion e beleza, finanças, transporte, varejo, serviços e nova economia.
O objetivo do ranking é traçar uma "conexão emocional" entre consumidores e marcas. Também foram estudados outros 24 fatores de geração do vínculo com as marcas, com questões sobre atendimento de necessidades dos consumidores, impacto social e ambiental e presença na vida entrevistados, por exemplo.
Com métrica própria, o NLS usa como base critérios como intensidade, preferência, fidelidade e amplitude para obter índices que variam entre -100 e +200 pontos e definem a colocação das marcas. Veja o ranking (e pontuação) das 10 primeiras colocadas deste ano:
- iFood (93,5)
- WhatApp (88,5)
- Havaianas (88,0)
- Coca Cola (81,8)
- Omo (79,7)
- Netflix (75,8)
- YouTube (74,3)
- Nestlé (74,1)
- Kibon (73,9)
- Samsung (71,3)
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