IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ciro Nogueira diz que auxílio caminhoneiro pode ser pago em 5 de agosto

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira - Adriano Machado/Reuters
O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira Imagem: Adriano Machado/Reuters

Do UOL, em São Paulo

21/07/2022 17h08Atualizada em 21/07/2022 19h07

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), disse hoje que o auxílio caminhoneiro pode ser pago já no dia 5 de agosto após a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Auxílios. A PEC também é responsável pelo reajuste de R$ 400 para R$ 600 do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família).

Em entrevista ao SBT, Nogueira afirmou que a Casa Civil, a Caixa e o Ministério da Economia estão trabalhando para adiantar o pagamento de todos os auxílios para a primeira quinzena de agosto.

"Eu acredito que a gente possa pagar o auxílio dos caminhoneiros até antes do Auxílio Brasil. É uma situação que depende de aliança com o Ministério de Infraestrutura, e são menos pessoas, então a nossa expectativa é que talvez a gente consiga pagar antes do auxílio", disse. "É questão de poucos dias, podemos trabalhar com o dia 5 [para os] caminhoneiros e dia 9 para Auxílio Brasil. Não está fechado".

"Taxista é um pouco mais complicado"

O chefe da Casa Civil no entanto, não conseguiu dar data fechada para taxistas. O motivo, segundo ele, é que "nós não sabemos nem quantos existem no Brasil, não existe esse cadastro".

"Taxista é um pouco mais complicado porque nós não sabemos nem quantos existem no Brasil, não existe esse cadastro. Os caminhoneiros nós temos a base de dados [de cadastro] da ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres]".

Segundo Nogueira, o auxílio deve ser viabilizado por meio de parceria com as prefeituras - de maneira a fazer o cadastro de todos os taxistas. Ainda assim, a previsão é de que a bolsa para esses profissionais será paga até o fim de agosto.

"Os taxistas têm que a ver um cadastro, vamos ter que fazer uma parceria com as prefeituras para fazer esse cadastro. Esse é um pouco mais demorado, eu não tenho como prever a data não, mas até o final de agosto é o que nós esperamos para dar esse auxílio a todos os taxistas do país".