Álbum da Copa: Procon-SP notifica Panini a explicar atrasos em entegas
O Procon-SP notificou a Panini a explicar problemas com a comercialização de kits e combos, álbuns e figurinhas individuais, referentes à coleção da Copa do Mundo 2022. A empresa tem até 9 de setembro para responder aos questionamentos.
De acordo com o órgão, só em agosto foram 432 reclamações relacionadas a não entrega ou atraso na entrega dos itens.
Por isso, a empresa deverá informar os prazos de entrega para cada produto e se eles estão sendo cumpridos. Além disso, deverá explicar sobre como os consumidores são avisados no caso de atraso, e quais medidas a Panini está adotando para solucionar os problemas.
Em nota enviada ao UOL,a Panini disse que "vem aumentando exponencialmente" a produção do álbum e das figurinhas e que trabalha junto a parceiros e fornecedores "para atender a alta demanda".
"A fim de melhorar o atendimento e dar vazão às demandas, a empresa aumentou o efetivo de pessoas focadas no atendimento ao cliente e trabalha com o sistema URA para agilizar o processo", diz a nota.
A versão tradicional do livro da editora custa R$ 12, enquanto a versão de capa dura pode ser adquirida por R$ 44,90. Uma embalagem com cinco figurinhas custa R$ 4 - o dobro do preço do pacote do último mundial.
Assim, o valor mínimo a ser gasto para completar o álbum da Copa do Mundo de 2022 é de R$ 548. Mas é quase impossível que um colecionador gaste apenas esse valor.
A empresa também deverá apresentar as seguintes informações:
- se todos esses produtos foram objeto de reserva ou pré-oferta, se existe a possibilidade de aquisição direta e entrega imediata e se os prazos de entrega nessas modalidades são diferentes;
- quantidade de itens, individuais ou kits que foram comercializados até o presente momento e se é possível rastrear a entrega dos produtos;
- quais as ofertas veiculadas com o preço praticado para cada produto, quantos foram entregues, quantos ainda estão pendentes de entrega e o quantitativo em estoque.
O Procon-SP também questionou a Panini sobre canais de atendimento disponibilizados aos consumidores, e se há a possibilidade de falar com atendentes; bem como se são disponibilizados números de protocolo, qual o prazo de resposta para as demandas e quantos atendimentos já foram feitos desde o início da comercialização desses produtos. A empresa deverá detalhar quantas demandas foram resolvidas e quantas ainda estão pendentes, quantos cancelamentos e reembolsos foram efetuados.
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