Feriado de 7 de setembro: Veja o que abre e o que fecha em SP
Esta quarta-feira, 7 de setembro, é feriado nacional em celebração à Independência do Brasil, que completa 200 anos. Além dos desfiles que são previstos em muitas cidades, o funcionamento de bancos e comércio também passam por alterações.
Confira o que abre e fecha em São Paulo.
Bancos
Segundo a Febraban (Federação Nacional dos Bancos), as agências bancárias vão permanecer fechadas nesta quarta-feira. Isso vale não apenas para São Paulo, mas para todo o Brasil.
As áreas de autoatendimento seguem disponíveis para os clientes de todo o Brasil, afirma a entidade. Canais digitais e acessos remotos dos bancos, como internet e mobile banking, também continuarão operando.
Contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 7/9 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte, afirma a federação.
Na quinta-feira (8), as agências vão abrir normalmente.
INSS
As agências de atendimento do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) não vão abrir nesta quarta-feira (7), devido ao feriado.
O atendimento será retomado, nos horários habituais, na quinta-feira (8).
Bolsa de Valores (B3)
A Bolsa de Valores de São Paulo (B3) não vai funcionar neste feriado da Independência do Brasil.
Assim como a bolsa, o Tesouro Direto também terá as atividades suspensas.
Correios
Não haverá atendimento no dia 7 de setembro, segundo os Correios.
No feriado, o atendimento de pós-vendas da Central de Atendimento dos Correios (CAC) estará disponível por meio dos seguintes canais:
- Site dos Correios
- Atendimento automatizado, pelos telefones: 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100;
O atendimento nas agências e com os operadores serão retomados na quinta-feira (8), às 8h.
Transporte público em SP
O funcionamento do Metrô em São Paulo está mantido, após a possibilidade de paralisação de funcionários prevista para esta terça (6), o que poderia continuar na quarta (7).
Porém, após assembleia, o Sindicato dos Metroviários decidiu aguardar até o dia 12 de setembro para decidir sobre a parada das atividades.
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) não confirmou como será a operação dos trens metropolitanos.
Os ônibus municipais de São Paulo vão rodar com tabelas horárias de sábado, segundo a SPTrans. O atendimento será normal, das 6h às 22h, nos postos de venda em terminais e no Expresso Tiradentes. Já o Posto Central e as lojas do Jabaquara e Santana estarão fechados, voltando ao funcionamento normal na quinta-feira.
Comércio de rua
O comércio nas ruas de São Paulo poderá optar por abrir ou não neste 7 de setembro, informou a ACSP (Associação Comercial de São Paulo).
Porém, como a data é feriado nacional, os funcionários que trabalharem devem receber hora extra 100%, conforme a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Shoppings
Em geral, os shoppings da capital paulista — e do Estado de São Paulo — vão abrir nos horários habituais de domingos e feriados, das 12h às 20h, com as praças de alimentação funcionando das 11h às 21h, dependendo do local.
Repartições públicas
Os órgãos públicos e secretarias de serviços que não são considerados essenciais não funcionam. Os servidores não vão precisar compensar a folga. Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, Samu, Corpo de Bombeiros trabalham em esquema de plantão.
Multivacinação e imunização contra covid-19
As campanhas de vacinação contra a covid-19, poliomielite e multivacinação vão ser realizadas na quarta-feira nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) ou Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, das 7h às 19h.
Os hospitais municipais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD IV Redenção vão funcionar normalmente, sem interrupções.
Os ambulatórios de especialidades, hospitais dia e hospitais veterinários públicos não vão abrir nesta quarta-feira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.