Topo

Alunos simulam funeral com 'morto' em caixão em curso de eventos no AM

Estudantes simularam velório com caixão e aluno fantasiado de morto Imagem: Reprodução/Prefeitura de Manaquiri

Do UOL, em São Paulo

18/10/2022 13h25Atualizada em 18/10/2022 13h25

Um curso de eventos realizado pela Prefeitura de Manaquiri, região Metropolitana de Manaus, chamou atenção nas redes sociais pela experiência "realista" dos alunos na aula sobre cerimônia fúnebre, com direito a velório com morto fictício dentro de um caixão.

Nas imagens, publicadas pela prefeitura, é possível observar que os estudantes foram vestidos de preto, em alusão ao luto, e ainda há um aluno deitado dentro do caixão, simulando o falecido. Além disso, ainda há uma cena em que uma das estudantes "passa mal" e tem que ser socorrida. A iniciativa dividiu opiniões dos que acompanham o perfil da gestão municipal.

O curso profissionalizante "Organização de Eventos" busca aprimorar a oferta no município. Além da aula sobre velórios, que ocorreu no dia 14 de outubro, os estudantes aprenderam sobre a organização de um luau e a próxima atividade será sobre um baile de máscaras.

"Fazemos cursos nas mais diversas áreas, como empreendedorismo e organização de eventos. Nós criamos esse porque percebemos uma certa dificuldade para aplicar eventos no município e a ideia é melhorar a oferta. Os alunos são pessoas que trabalham há alguns anos com isso ou mesmo cidadãos que viram uma oportunidade no curso", diz ao UOL o secretário da SEMICTUR Eduardo Santos.

As aulas são ofertadas por meio da SEMICTUR (Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo) em parceria com o CETAM (Centro de Educação Tecnológica do Amazonas) e Amazonastur desde o dia 26 de setembro.

Segundo Santos, a escolha do tema dos eventos partiu dos próprios alunos, em conjunto com os professores.

Estudantes foram vestidos de preto em alusão ao luto para atividade prática Imagem: Reprodução/Prefeitura de Manaquiri

Apesar de ter sido levado pro lado entretenimento, essa é uma prova de um curso profissionalizante. As pessoas estão ali para aprender algo que pode virar uma profissão. Então, eles levam a sério. Quanto mais próximo da realidade, melhor. É um preparatório para quando eles se verem sozinhos na vida real, eles saberem o que fazer.
Eduardo Santos, secretário de indústria, comércio e turismo do município

A publicação dividiu opiniões. Nos comentários, muitos usuários deram risada da situação. "Só acredito vendo. Eu vendo: Não acredito", brincou uma seguidora. "Eu perdi tudo com o morto rindo", comentou outro. "Excelente iniciativa, geralmente a gente não faz ensaio dessas coisas", opinou um terceiro.

Uma das alunas até 'passou mal' durante simulação de evento Imagem: Reprodução/Prefeitura de Manaquiri

No entanto, a Prefeitura não passou imune a críticas. "Aprender a organizar um evento deste tipo: ok. Agora interpretar um funeral e até um defunto, é muita brincadeira sem sentido", escreveu uma seguidora.

Santos diz que não esperava a repercussão da publicação das imagens do curso e que os participantes têm levado os comentários na esportiva. "Como se trata de um curso, todo o conteúdo foi levado bem a sério. Tentamos fazer com o máximo de realidade para o que de fato acontecesse em um evento como esse. Estamos vendo tudo isso acontecendo como algo positivo", finaliza.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Alunos simulam funeral com 'morto' em caixão em curso de eventos no AM - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia