Senacon manda Unimed-Rio se posicionar sobre conduta abusiva ao consumidor
A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça, determinou hoje o prazo de 72h para a Unimed-Rio prestar esclarecimentos após, segundo o órgão, reiteradas condutas abusivas ao consumidor.
Desde julho, o braço do grupo de saúde com atuação no Rio de Janeiro lidera o pior atendimento ao consumidor, segundo o ranking da Agência Nacional de Saúde divulgado em outubro. Em julho, a Unimed-Rio esteve entre as dez operadoras de planos de saúde notificadas por indícios de reajustes abusivos.
As investigações, ainda em andamento pela Senacon, apontaram cobrança de aumento de até 133%, na comparação com o valor cobrado anteriormente.
A operadora pode responder processo administrativo e sofrer multa - com valor ainda a ser definido -, caso não os serviços não sejam adequados ou preste as informações necessárias dentro do período estabelecido pelo órgão. O prazo é contado a partir da data de recebimento da notificação.
Em nota ao UOL, a Unimed-Rio afirma que "os reajustes dos seus planos seguem os índices acordados em contrato e estão dentro das práticas de mercado adotadas por todas as operadoras". Ainda de acordo com o texto, "como o setor é extremamente competitivo, não há espaço para aumentos acima dos praticados pelo mercado."
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