Saiba quem é Aloizio Mercadante, futuro presidente do BNDES
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta terça-feira (13) que o ex-ministro Aloizio Mercadante será o novo presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
QUEM É ALOIZIO MERCADANTE
- Mercadante é formado em economia pela USP (Universidade de São Paulo), mestre em ciência econômica pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e doutor em teoria econômica pela USP.
- Ele já ocupou diversos cargos políticos: foi deputado federal por dois mandatos (1991 a 1995 e 1999 a 2003), senador (2003 a 2011), ministro da Ciência e Tecnologia (2011 a 2012) e da Educação em dois momentos diferentes (2012 a 2014 e de 2015 a 2016). Também foi ministro da Casa Civil (2014 a 2015).
- Hoje Mercadante é presidente da Fundação Perseu Abramo, instituição acadêmica do PT, e atual coordenador técnico da equipe de transição.
- Ele foi responsável pela elaboração do plano de governo de Lula durante as eleições deste ano.
PLANOS PARA O BNDES
Somos contra a visão de um BNDES acanhado e sem capacidade de financiamento. O BNDES precisa ser uma fábrica de projetos e estimular startups.
Aloizio Mercadante em entrevista ao Estadão
Em entrevista ao Estadão antes do anúncio de Lula, Mercadante falou sobre os planos para o BNDES e antecipou que o banco de desenvolvimento do governo federal deve ficar vinculado ao novo ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Mercadante disse que o governo eleito quer fortalecer o financiamento de longo prazo do BNDES, sem comprometer recursos do Tesouro Nacional.
O petista foi peça importante de Lula na campanha eleitoral e na transição. Ao anunciar o nome de Mercadante, o presidente eleito disse que "vai acabar a privatização no país".
* Com informações de Estadão Conteúdo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.