IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

Garoto-propaganda: Relembre 5 comerciais com Pelé

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

29/12/2022 16h22Atualizada em 29/12/2022 16h51

Além do futebol, a publicidade perdeu hoje um de seus garotos-propaganda favoritos: Pelé.

O ex-jogador morreu aos 82 anos, após um período de internação no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Edson Arantes do Nascimento não resistiu a complicações de um câncer no cólon e morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Ele deixa seis filhos.

Durante a carreira fora dos campos, foi garoto-propaganda de dezenas marcas. Desde os anos 1960, o ex-jogador foi estrela de campanhas dos mais variados setores, no mundo todo.

Confira 5 comerciais marcantes de sua carreira:

- Em 2010, a Vivo homenageou o jogador com o seu "último gol" pela Seleção Brasileira, num hipotético jogo contra a Argentina:

- A Nokia "previu" o futuro e, em 1998, lançou um comercial com o Rei do Futebol fazendo videochamadas:

- Ao lado de Carlos Moreno, o garoto-propaganda mais longevo da publicidade brasileira, Pelé reforçou que "quem escolhe outra marca, não entende" no comercial de Bombril:

- Quando foi ministro dos Esportes, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, Pelé fez sucesso misturando carisma, sua voz e um dos jingles mais famosos da história ("Toda Criança na Escola", criada pelo Ministério da Educação):

- Pelé também esteve em comerciais internacionais. Nos anos 1980, estrelou um comercial do Atari, narrado em espanhol, ao lado do piloto Mario Andretti e do lendário jogador de basquete Kareem Abdul-Jabbar: