IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mercado Livre vai substituir Americanas como patrocinador do BBB 23

Em nota, a Americanas disse estar focada na gestão do negócio e em "oferecer a melhor experiência a seus clientes" - Divulgação
Em nota, a Americanas disse estar focada na gestão do negócio e em "oferecer a melhor experiência a seus clientes" Imagem: Divulgação
Anaís Motta e Renato Pezzotti

Do UOL, em São Paulo

13/01/2023 16h23Atualizada em 13/01/2023 18h43

O Mercado Livre vai substituir a Americanas S.A. como patrocinador do BBB 23. Mais cedo, a Americanas havia confirmado à reportagem que deixaria o programa para "focar na gestão do negócio". O anúncio vem dois dias depois de a empresa revelar um rombo de R$ 20 bilhões.

A Americanas S.A. informa que cancelou sua participação no BBB 23. Neste momento, a companhia está focada na gestão do negócio e no propósito de oferecer a melhor experiência a seus clientes, parceiros e fornecedores. A Rede Globo segue como relevante parceira na estratégia de marketing e comunicação da Americanas S.A.
Nota da Americanas S.A. ao UOL

O contrato do Mercado Livre com a Globo, antecipado pelo UOL, inclui a participação em provas e atividades rotineiras do programa, como festas e ativações pontuais.

Identificamos neste projeto um grande potencial de amplificar nosso propósito de democratizar o comércio, levando uma experiência de excelência em e-commerce a todo o Brasil
Cesar Hiraoka, diretor de marketing do Mercado Livre, em comunicado

O que aconteceu com a Americanas?

  • Na quarta (11), o então presidente da Americanas S.A., Sérgio Rial, revelou um rombo de R$ 20 bilhões e "inconsistências contábeis" no balanço da empresa
  • Rial, então, decidiu deixar o cargo; ele era CEO da Americanas há apenas dez dias
  • A empresa diz que ainda está apurando os fatos e, portanto, a dívida estimada pode sofrer ajustes
  • Uma reportagem do jornal O Globo, baseada em documentos da própria Americanas, revelou que diretores da empresa venderam mais de R$ 210 milhões em ações no segundo semestre de 2022; o movimento indica que sócios majoritários tinham alguma noção do que estava acontecendo
  • O Procon-SP notificou a Americanas S.A. -- que inclui marcas como Americanas.com, Submarino e Shoptime -- para que informe os consumidores sobre possíveis impactos

Uma das principais patrocinadoras

Ao lado de Seara e Stone, a Americanas S.A. seria uma das principais patrocinadoras do BBB 23, como adiantado pela newsletter Mídia e Marketing, do UOL. As empresas teriam direito à chamada cota "Big", que custou cerca de R$ 105 milhões para cada.

O UOL apurou que Mercado Livre vai assumir a cota deixada pela Americanas no programa.

Ações sobem após tombo

  • Por volta das 16h40, as ações da Americanas subiam mais de 30%, cotadas a R$ 3,54
  • A alta não é suficiente para compensar o tombo de mais de 77% registrado ontem
  • Durante o dia, as ações estão entrando e saindo de leilão, um mecanismo acionado pela B3, a Bolsa de Valores brasileira, para proteger os papéis em momentos de grande instabilidade