IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tubarões e rapel: quem é Sergio Rial, CEO que revelou rombo nas Americanas

Sergio Rial, ex-CEO das Americanas  - Reprodução
Sergio Rial, ex-CEO das Americanas Imagem: Reprodução

Laís Seguin

Colaboração para o UOL

12/01/2023 18h42

O carioca Sérgio Rial, de 62 anos, ficou apenas dez dias na função de CEO das Americanas. Ele deixou a empresa ontem, após revelar um rombo de R$ 20 bilhões e "inconsistências contábeis" no balanço financeiro da empresa.

O rombo teria acontecido em exercícios anteriores a 2022 — antes, portanto, de Rial assumir a presidência da Americanas. A confirmação das irregularidades e dos valores envolvidos ainda será feita por auditoria independente.

A história de Rial é marcada por fatos curiosos e performances — motivo pelo qual é apelidado de showman.

História e carreira

  • Sergio Rial é formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem especialização em economia pela Universidade Gama Filho.
  • Iniciou a carreira no banco holandês ABN AMRO, onde permaneceu por 18 anos, até 2002.
  • Tabalhou na empresa alimentícia Minnesota Cargill, nos Estados Unidos, onde era vice-presidente executivo e diretor de finanças.
  • Em setembro de 2015, foi anunciado para assumir o cargo de "chairman" no Santander Brasil. No ano seguinte, ele se tornou o CEO da instituição.
  • Em 2021, recebia um salário de R$ 59 milhões ao ano. Ele foi um dos responsáveis por mudar a cultura operacional do banco.
  • Na Americanas, seria responsável por comandar uma guinada na varejista com foco em customer experience. Segundo a companhia, a "vivência internacional" do currículo dele foi um destaque para assumir o cargo.

São elementos conhecidos de sua gestão a determinação por crescimento rentável, transformação digital com foco no cliente e desenvolvimento de equipes e negócios de alta perfomance
Americanas, em anúncio oficial ao mercado, em agosto

Performances inusitadas

Rial - Reprodução - Reprodução
Rial desce de rapel em evento do Santander; executivo é conhecido por suas performances
Imagem: Reprodução
  • Em 2017, Rial mergulhou com tubarões no AquaRio, aquário marinho do Rio de Janeiro, patrocinado pelo Santander. A informação é da Folha de S. Paulo.
  • No final do mesmo ano, durante uma confraternização com os 40 mil funcionários do Santander, no estádio do Allianz Parque, em São Paulo, ele surgiu de forma peculiar: chegou abaixado por uma corda, vestido de vermelho e branco, ao som da trilha sonora do filme "Missão Impossível".
  • Em um evento de 2016, realizado em um teatro em São Paulo, ele conversou no palco com uma imagem holográfica sua, que lhe deu alguns conselhos sobre como alcançar os objetivos do banco no futuro.
  • Em entrevistas, Rial já disse que essas atuações seriam feitas para motivar os funcionários.