Por que as Americanas têm esse nome? Qual a história da empresa?
As Lojas Americanas revelaram ontem (11) que foram encontradas "inconsistências contábeis" em seu balanço, cuja materialidade pode chegar a R$ 20 bilhões. A descoberta, em uma investigação ainda em caráter preliminar, levou o CEO Sergio Rial e o CFO André Covre a renunciarem ao cargo.
Qual a história da rede?
- Chegou ao país em 1929, com o objetivo de atender a um público com renda estável
- Ela foi fundada pelos americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger, que partiram dos EUA em direção a Buenos Aires com o objetivo de abrir uma loja no estilo Five and Ten Cents (que vendiam mercadorias a 5 e 10 centavos, na moeda americana).
- No navio em que viajavam, conheceram os brasileiros Aquino Sales e Max Landesman que os convidaram para conhecer o Rio de Janeiro.
- Durante a visita, perceberam que havia muitos funcionários públicos e militares com renda estável, porém com salários modestos, e a maioria das lojas não eram voltadas a esse público.
- Para se adaptar, a empresa decidiu oferecer produtos a preços mais baixos.
- Para reforçar essa imagem, a empresa criou o slogan "Nada além de 2 mil réis".
- No fim do primeiro ano, já eram quatro lojas: três no Rio e uma em São Paulo.
- Em 1940, a Lojas Americanas tornou-se uma sociedade anônima, abrindo seu capital.
- Em 1982, os principais acionistas do Grupo Garantia entraram na composição acionária de Lojas Americanas como controladores.
- Em 1999, começou a vender seus produtos pela internet.
Como está hoje em dia?
- Atualmente é uma das principais redes varejistas do Brasil, contando com mais de 3.800 estabelecimentos por todo o país.
- Em 2021, a companhia se fundiu com a B2W, empresa do comércio eletrônico que já operava diversas plataformas e deu origem ao conglomerado Americanas S.A., que abrange tanto o comércio físico quanto o virtual.
- Com cerca de 43 mil empregados, as Americanas tinham, em julho de 2022, um valor de mercado estimado em R$ 12 bilhões, mas chegou a valer 10 vezes mais na metade de 2020, durante o pico das ações.
- Em 2015, era a quarta maior empresa varejista do país, segundo ranking do Ibevar.
- Em 2022, a empresa figurou em quinto lugar no ranking do Ibevar, com R$ 32,2 bilhões de faturamento anual.
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