Comprada pelas Americanas no Brasil, só sobrou uma Blockbuster
A rede de locadoras de filmes Blockbuster vivia o ápice dos negócios na década de 1990. No entanto, pouco tempo depois, a marca enfrentou um declínio significativo e, em 2007, as Americanas decidiram comprá-la por um negócio de R$ 186,2 milhões aqui no Brasil, em uma ação focada mais nos pontos da locadora internacional do que investir de fato no ramo. Hoje, já não existe por aqui. Há apenas uma loja da marca que resiste ao tempo e aos serviços de streaming, localizada em Bend, Oregon, nos Estados Unidos.
Como foi a decadência da Blockbuster?
- A decadência da Blockbuster foi no início dos anos 2000.
- Segundo a Forbes, entre 2003 e 2005, a empresa perdeu 75% do valor de mercado.
- A Business Insider aponta a recusa da compra da Netflix, atualmente um dos maiores serviços de streaming do mundo, como um dos fatores. Naquela época, a Blockbuster considerou comprar a empresa por US$ 50 milhões, mas desistiu do negócio.
Chegada no Brasil
- As Americanas compraram a marca em uma época em que havia 127 Blockbusters espalhadas pelo país. Na época, as lojas adquiridas estavam localizadas em áreas de alto fluxo, com acesso a classes mais altas da sociedade.
- Com o tempo, a Blockbuster foi adquirindo o formato da Americanas Express, elevando o número de estabelecimentos da marca no país.
Quando faliu?
- Apenas três anos depois da compra pelas Lojas Americanas, a Blockbuster declarou falência, enquanto tentava liquidar US$ 1 bilhão em dívidas.
- No ano seguinte, a Dish Network, sediada nos Estados Unidos, comprou os ativos remanescentes da empresa por US$ 320 milhões em um leilão. A intenção era diminuir as filias, deixando apenas 600 lojas remanescentes.
- Mas, com a popularização dos serviços de streaming, a Dish desistiu dos planos e em 2013 as locadoras foram fechadas. Em dois anos, no Brasil, o nome já não era vinculado às Lojas Americanas.
A sobrevivente
- Apenas um lugar resistiu às mudanças: uma loja em Bend, no estado de Oregon, nos Estados Unidos. A franquia foi adquirida pela família Thiser em junho de 2000 e permanece operando até hoje.
- Ao todo, há cerca de 4 mil clientes ativos, de acordo com o "The New York Times". Alguns dos novos locatários são turistas curiosos que decidem parar para conhecer a loja.
- Uma possível explicação para a vida longa da Blockbuster em Bend é que a comunidade local é realmente "muito pequena", com cerca de 102 mil habitantes, e que muitas vezes não tem acesso fácil à internet de alta velocidade, o que dificulta a aquisição de serviços de streaming.
Homenagens
Em 2018, uma cervejaria local, a 10 Barrel Brewing, preparou um produto especial, chamado de Last Blockbuster, para servir durante uma festa na loja. "Obrigado a todos que compareceram e se divertiram no Last Blockbuster na sexta-feira! Nós nos divertimos muito! Lembre-se: seja gentil e continue alugando filmes", diz tuíte da marca, ao compartilhar as imagens do evento.
No ano passado, foi a vez da Netflix homenagear a antiga concorrente. O serviço de streaming lançou em novembro uma série de comédia homônima, que remonta a luta da última Blockbuster do mundo em se manter na ativa.
A produção foi cancelada um mês depois após não atingir as marcas de audiência esperadas nos Estados Unidos, segundo o Deadline. Além disso, a série também não recebeu apoio dos críticos, obtendo um índice de aprovação de apenas 22% no Rotten Tomatoes.
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