IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Na Argentina, Lula diz que BNDES vai voltar a ajudar países vizinhos

Do UOL, em São Paulo

23/01/2023 16h54

O presidente Lula (PT) afirmou hoje que o BNDES (Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) vai voltar a ajudar a financiar projetos de outros países vizinhos.

A fala do petista ocorreu durante encontro com o presidente argentino, Alberto Fernández.

O que disse Lula

  • Que o BNDES vai voltar a financiar as relações comerciais do Brasil;
  • O objetivo, segundo ele, é também ajudar empresas brasileiras no exterior e outros países vizinhos.

O BNDES vai voltar a financiar as relações comerciais do Brasil e vai voltar a financiar projetos de engenharia para ajudar empresas brasileiras no exterior e para ajudar os países vizinhos, que possam crescer e vender o resultado desse enriquecimento para países como o Brasil. O Brasil não pode ficar distante."
Lula

Mais cedo, Fernández chegou a dizer que o seu país tem "inveja" do banco público brasileiro. A Argentina tem interesse no dinheiro da instituição para financiar a exportação de gás de xisto de Vaca Muerta para o Brasil.

Eu não sei o que acontece no Brasil, mas aqui na Argentina nós só temos inveja do BNDES. É uma ferramenta de crescimento sensacional que soube ser aproveitada durante longos anos."
Alberto Fernández

Em dezembro, antes do fim do governo Bolsonaro. Autoridades argentinas chegaram a anunciar que o BNDES financiaria até US$ 689 milhões (cerca de R$ 3,5 bilhões, em cotação atual) para o projeto.

Na ocasião, o banco, à época ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL), emitiu uma nota negando a operação.