Aéreas dão desconto de até 80% em casos de morte ou doença grave na família
As pessoas com casos de morte ou internação por emergência médica na família podem ter a descontos (ou reembolso) na compra de passagens aéreas nacionais ou internacionais - e poucas pessoas fazem uso do serviço, seja por desconhecimento ou por falta de lembrança em momentos de desespero. No Brasil, ao menos duas companhias praticam a chamada "tarifa de emergência", reduzindo os valores dos bilhetes comprados de última hora de 50% a 80% do preço original, a depender da avaliação, feita caso a caso.
O analista de e-commerce de São Paulo Otávio Alves perdeu a mãe, Norma Sueli Alves, no dia 16 de janeiro, enquanto ela passava férias com familiares na Bahia. A passagem adquirida de última hora sairia por R$ 2.720, o trecho, pela Gol, mas, por telefone, ele conseguiu garantir abatimento acima de 70% e o deslocamento foi feito por R$ 620.
Recebi a notícia do falecimento após às 22h30 e corri para comprar uma passagem que desse tempo de olhá-la pela última vez. No retorno para São Paulo tive uma certa dificuldade [de conseguir o desconto] pela companhia Latam, mas, quando entrei em contato com o time da Gol, foram solícitos e rápidos, o desconto foi imediato. Esse desconto deveria ser oferecido por todas as companhias, pois só quem perdeu um ente querido sabe a dor de não poder se despedir
Otávio Alves, analista de e-commerce
Como ter acesso ao desconto ou reembolso?
Quais companhias oferecem o serviço?
- Há programas de acesso de emergência a trechos nacionais na Latam e na GOL.
- No caso da Latam, também há a possibilidade de abatimento em viagens internacionais.
- O UOL procurou as companhias áereas Azul, Voepass (antiga Passaredo) e Avianca, que alegaram não praticar abatimentos do gênero.
Quem tem direito a pedir o benefício?
- Latam: Familiares diretos (cônjuge, avós, filhos, netos, pais, cunhados, irmãos, tios, primos, sobrinhos, sogros, nora, genro e parceiro civil) e casais em união estável que comprovem relação e residência conjunta por meio de certidão, faturas ou notas fiscais.
- GOL: Familiares diretos, como cônjuge, pai, mãe ou filho.
Em quais casos você pode pedir o desconto?
- Latam: Hospitalização de um parente próximo sob risco de morte ou falecimento.
- GOL: Caso de morte de familiar direto.
Qual o valor do desconto concedido?
- Latam: Avaliados caso a caso pela companhia. Em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da Latam, a informação oficial é de abatimento de 50% a 80%.
- GOL: O total do desconto é de até 80% do preço original da tarifa, sem considerar as taxas aeroportuárias, serviços contratados e/ou regras tarifárias.
- Em ambos os casos, a concessão é sujeita a análise por parte da companhia, que pode solicitar documentos e comprovações adicionais.
Como pedir o desconto?
- Latam: Ligar na Central de Vendas da companhia (0300 570 5700) ou se dirigir a uma loja da companhia nos aeroportos;
- GOL: Ligar no SAC (Serviço de Atendimento do Consumidor - 0800 704 0465).
- Latam: Caso já tenha comprado ou não tenha a documentação comprobatória no momento da aquisição, o cliente pode pedir o reembolso comprovando a situação até 30 dias após a viagem (exceto cabines Premium Economy e Business), na Central de Vendas (0300 570 5700 e +55(11)4002-5700 para ligações do exterior), usando a opção "Devolução".
- GOL: Pedido de reembolso após a aquisição da passagem pode ocorrer até 7 dias depois do falecimento.
Em caso de emergência, reúna documentos (logo)
A cópia certidão de óbito e documentos originais atestando o parentesco é essencial. As duas companhias solicitam documentos legíveis e autênticos para análise de cada caso. Em casos de doenças graves, com risco de morte, a Latam solicita ainda atestados de internação do familiar. É necessário ficar atento ao prazo. A Latam exige que o evento tenha ocorrido em até três dias a partir da data da compra, com viagens dentro de sete a partir da compra. Já a Gol estipula o benefício dentro de sete dias após o ocorrido.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.