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Aéreas dão desconto de até 80% em casos de morte ou doença grave na família

O desconto ajuda as pessoas que precisam comprar passagens aéreas de última hora - Rovena Rosa/Agência Brasil
O desconto ajuda as pessoas que precisam comprar passagens aéreas de última hora Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

27/01/2023 04h00Atualizada em 27/01/2023 11h30

As pessoas com casos de morte ou internação por emergência médica na família podem ter a descontos (ou reembolso) na compra de passagens aéreas nacionais ou internacionais - e poucas pessoas fazem uso do serviço, seja por desconhecimento ou por falta de lembrança em momentos de desespero. No Brasil, ao menos duas companhias praticam a chamada "tarifa de emergência", reduzindo os valores dos bilhetes comprados de última hora de 50% a 80% do preço original, a depender da avaliação, feita caso a caso.

O analista de e-commerce de São Paulo Otávio Alves perdeu a mãe, Norma Sueli Alves, no dia 16 de janeiro, enquanto ela passava férias com familiares na Bahia. A passagem adquirida de última hora sairia por R$ 2.720, o trecho, pela Gol, mas, por telefone, ele conseguiu garantir abatimento acima de 70% e o deslocamento foi feito por R$ 620.

Recebi a notícia do falecimento após às 22h30 e corri para comprar uma passagem que desse tempo de olhá-la pela última vez. No retorno para São Paulo tive uma certa dificuldade [de conseguir o desconto] pela companhia Latam, mas, quando entrei em contato com o time da Gol, foram solícitos e rápidos, o desconto foi imediato. Esse desconto deveria ser oferecido por todas as companhias, pois só quem perdeu um ente querido sabe a dor de não poder se despedir
Otávio Alves, analista de e-commerce

Como ter acesso ao desconto ou reembolso?

Quais companhias oferecem o serviço?

  • Há programas de acesso de emergência a trechos nacionais na Latam e na GOL.
  • No caso da Latam, também há a possibilidade de abatimento em viagens internacionais.
  • O UOL procurou as companhias áereas Azul, Voepass (antiga Passaredo) e Avianca, que alegaram não praticar abatimentos do gênero.

Quem tem direito a pedir o benefício?

  • Latam: Familiares diretos (cônjuge, avós, filhos, netos, pais, cunhados, irmãos, tios, primos, sobrinhos, sogros, nora, genro e parceiro civil) e casais em união estável que comprovem relação e residência conjunta por meio de certidão, faturas ou notas fiscais.
  • GOL: Familiares diretos, como cônjuge, pai, mãe ou filho.

Em quais casos você pode pedir o desconto?

  • Latam: Hospitalização de um parente próximo sob risco de morte ou falecimento.
  • GOL: Caso de morte de familiar direto.

Qual o valor do desconto concedido?

  • Latam: Avaliados caso a caso pela companhia. Em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da Latam, a informação oficial é de abatimento de 50% a 80%.
  • GOL: O total do desconto é de até 80% do preço original da tarifa, sem considerar as taxas aeroportuárias, serviços contratados e/ou regras tarifárias.
  • Em ambos os casos, a concessão é sujeita a análise por parte da companhia, que pode solicitar documentos e comprovações adicionais.

Como pedir o desconto?

  • Latam: Ligar na Central de Vendas da companhia (0300 570 5700) ou se dirigir a uma loja da companhia nos aeroportos;
  • GOL: Ligar no SAC (Serviço de Atendimento do Consumidor - 0800 704 0465).
Em que casos há reembolso?
  • Latam: Caso já tenha comprado ou não tenha a documentação comprobatória no momento da aquisição, o cliente pode pedir o reembolso comprovando a situação até 30 dias após a viagem (exceto cabines Premium Economy e Business), na Central de Vendas (0300 570 5700 e +55(11)4002-5700 para ligações do exterior), usando a opção "Devolução".
  • GOL: Pedido de reembolso após a aquisição da passagem pode ocorrer até 7 dias depois do falecimento.

Em caso de emergência, reúna documentos (logo)

A cópia certidão de óbito e documentos originais atestando o parentesco é essencial. As duas companhias solicitam documentos legíveis e autênticos para análise de cada caso. Em casos de doenças graves, com risco de morte, a Latam solicita ainda atestados de internação do familiar. É necessário ficar atento ao prazo. A Latam exige que o evento tenha ocorrido em até três dias a partir da data da compra, com viagens dentro de sete a partir da compra. Já a Gol estipula o benefício dentro de sete dias após o ocorrido.