Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Oposição ataca Lula por críticas ao BC: 'Continua dizendo lulices'

Líder da oposição no Senado, Rogério Marinho, fez críticas às declarações de Lula sobre a autonomia do Banco Central. - FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Líder da oposição no Senado, Rogério Marinho, fez críticas às declarações de Lula sobre a autonomia do Banco Central. Imagem: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Pedro Ferreira

Do UOL, em São Paulo

08/02/2023 10h22

O senador Rogério Marinho (PL-RN) criticou os ataques do presidente Lula envolvendo o líder do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Marinho afirmou que Lula "continua dizendo 'lulices'" ao criticar a autonomia da autoridade monetária e a privatização da Eletrobras.

O senador disse ainda que o presidente "parece mais preocupado em justificar de forma antecipada um eventual fracasso econômico de seu confuso e desarticulado governo do que fazer o que se espera dele: governar o País".

O recém-anunciado líder da oposição no Senado afirmou que os parlamentares contrários ao governo defenderão as medidas tomadas no governo anterior.

Atrito

Lula tem feito reiteradas críticas à política monetária do Banco Central, sobretudo em relação à taxa de juros (Selic) elevada, atualmente mantida em 13,75%.

O mercado financeiro reagiu negativamente às declarações, o que elevou a expectativa da inflação (IPCA) ao fim de 2023 para 5,78%.

Oposição

Derrotado na eleição para a presidência do Senado, o ex-ministro do Desenvolvimento Regional do governo Bolsonaro recebeu apoio de partidos como PP e Republicanos.

Como líder da oposição na Casa legislativa, Marinho contará com outros ex-ministros de Bolsonaro para disputar com o governo Lula.

O ex-ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), foi escolhido como líder da minoria parlamentar e Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura, será líder de seu partido.