Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

'Não há qualquer discussão para mudar independência do BC', diz Padilha

Do UOL, em São Paulo

10/02/2023 14h32Atualizada em 10/02/2023 15h35

Alexandre Padilha, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, negou hoje em participação no UOL Entrevista que haja planos para mudar a independência do Banco Central.

Não há qualquer discussão dentro do governo de mudar a independência do Banco Central, de mudar a lei
Alexandre Padilha

Ele disse ainda que não há discordância sobre o tema entre os ministros. "Não tem queda de braço, tem um debate público que pode ser feito, e tem que ser feito da maneira mais civilizada possível", afirmou.

O ministro ainda garantiu que não há desconfiança da parte do presidente Lula (PT) com o presidente da instituição, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele relatou que em reunião nesta semana, o presidente garantiu aos líderes partidários da base aliada que "não interessa em quem o presidente do BC votou no ano passado".

"O que interessa nesse momento é o seguinte, existe uma lei de independência do BC que estabelece objetivos muito claros que tem que ser perseguidos pelos diretores do BC", disse.

Lula criticou atuação do BC

O presidente tem feito críticas reiteradas à gestão de Roberto Campos Neto, no comando da instituição desde 2019.

Veja o que Lula já falou:

Não existe justificativa nenhuma para que a taxa de juros esteja em 13,5% [está em 13,75%]. É só ver a carta do Copom para a gente saber que é uma vergonha esse aumento de juro.
6 de fevereiro, na posse de Aloizio Mercadante na presidência do BNDES

O problema não é de banco independente, não é de banco ligado ao governo. Problema é que esse país tem uma cultura de viver com os juros altos.
6 de fevereiro, na posse de Aloizio Mercadante na presidência do BNDES

Quero saber do que serviu a independência. Eu vou esperar esse cidadão [o atual presidente, Campos Neto] terminar o mandato dele para a gente fazer uma avaliação do que significou o banco central independente.
2 de fevereiro, em entrevista à RedeTV!

Por que, com o BC independente, a inflação está do jeito que está e o juro está do jeito que está?
18 de janeiro, em entrevista à GloboNews

Veja a íntegra: