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VP da Danone: 'Iogurte era termômetro de crise e isso mudou com a pandemia'

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

21/03/2023 04h00

"Iogurte costuma ser termômetro de crise. Interessante ver que, durante a pandemia, o comportamento foi diferente. Mesmo com o bolso mais apertado, a penetração não caiu", diz Marina Fernie, vice-presidente de marketing da Danone, no episódio #158 do programa Mídia e Marketing - veja, abaixo, a entrevista na íntegra.

Ela também falou sobre:

  • ampliação do número de marcas nas gôndolas dos supermercados
  • a importância das marcas terem um propósito, além das vendas
  • a relevância dos dados no marketing de hoje
  • mercado de alimentos à base de plantas
  • influenciadores como embaixadores de marca

Maior número de marcas

A gôndola está cada vez mais cheia de produtos. Vemos uma fragmentação de marcas na indústria, em geral. O importante, então, é ter um posicionamento claro, com marcas fortes. Nossa missão, nossa bússola, é trazer saudabilidade por meio da alimentação

Disputa pelo consumidor

Iogurte costuma ser termômetro de crise. Quando chega a crise, ele sai da cesta de produtos, quase como um luxo. Interessante ver que, durante a pandemia, o comportamento foi diferente. Como era um problema de saúde, mesmo com o bolso mais apertado, a penetração de iogurte nas casas não caiu

Marcas com propósito

Nosso propósito, nossa missão, é melhorar a vida das pessoas. Acredito no potencial das marcas como agentes de transformação. Precisamos de produtos que façam o bem para o planeta e que sejam bons para o consumidor. Empresas precisam ter impacto positivo

Importância dos dados

Uma combinação de fatores faz com que a gente consiga grudar na cabeça e no coração das pessoas. A primeira coisa é ter marcas amadas, ter marcas fortes, mesmo estando fora da televisão há muito tempo. Mas é importante também conhecer as pessoas, entender o que ela quer, quando e como. Isso só é possível com os dados, vai além dos produtos

Alimentos à base de plantas

O mercado à base de plantas tem crescido, mas ainda é bem pequeno. Nos Estados Unidos, por exemplo, os produtos custam bem mais baratos. São dadas condições para o desenvolvimento rápido, o que não acontece no Brasil

Relevância dos influenciadores

As pessoas procuram muita informação sobre proteínas e suplementos. Nesse ponto, personal trainers e nutricionistas são influenciadores chaves para fazer essa conversão

Sustentabilidade como marca

A Danone é a única empresa grande de alimentos que é certificada como empresa B, em todo o ecossistema, do campo até a mesa. Os produtos fazem bem para o planeta e são bons para o consumidor. A saúde do consumidor está interligada com a saúde do planeta

Assista ao programa na íntegra: