VP da Danone: 'Iogurte era termômetro de crise e isso mudou com a pandemia'
"Iogurte costuma ser termômetro de crise. Interessante ver que, durante a pandemia, o comportamento foi diferente. Mesmo com o bolso mais apertado, a penetração não caiu", diz Marina Fernie, vice-presidente de marketing da Danone, no episódio #158 do programa Mídia e Marketing - veja, abaixo, a entrevista na íntegra.
Ela também falou sobre:
- ampliação do número de marcas nas gôndolas dos supermercados
- a importância das marcas terem um propósito, além das vendas
- a relevância dos dados no marketing de hoje
- mercado de alimentos à base de plantas
- influenciadores como embaixadores de marca
Maior número de marcas
A gôndola está cada vez mais cheia de produtos. Vemos uma fragmentação de marcas na indústria, em geral. O importante, então, é ter um posicionamento claro, com marcas fortes. Nossa missão, nossa bússola, é trazer saudabilidade por meio da alimentação
Disputa pelo consumidor
Iogurte costuma ser termômetro de crise. Quando chega a crise, ele sai da cesta de produtos, quase como um luxo. Interessante ver que, durante a pandemia, o comportamento foi diferente. Como era um problema de saúde, mesmo com o bolso mais apertado, a penetração de iogurte nas casas não caiu
Marcas com propósito
Nosso propósito, nossa missão, é melhorar a vida das pessoas. Acredito no potencial das marcas como agentes de transformação. Precisamos de produtos que façam o bem para o planeta e que sejam bons para o consumidor. Empresas precisam ter impacto positivo
Importância dos dados
Uma combinação de fatores faz com que a gente consiga grudar na cabeça e no coração das pessoas. A primeira coisa é ter marcas amadas, ter marcas fortes, mesmo estando fora da televisão há muito tempo. Mas é importante também conhecer as pessoas, entender o que ela quer, quando e como. Isso só é possível com os dados, vai além dos produtos
Alimentos à base de plantas
O mercado à base de plantas tem crescido, mas ainda é bem pequeno. Nos Estados Unidos, por exemplo, os produtos custam bem mais baratos. São dadas condições para o desenvolvimento rápido, o que não acontece no Brasil
Relevância dos influenciadores
As pessoas procuram muita informação sobre proteínas e suplementos. Nesse ponto, personal trainers e nutricionistas são influenciadores chaves para fazer essa conversão
Sustentabilidade como marca
A Danone é a única empresa grande de alimentos que é certificada como empresa B, em todo o ecossistema, do campo até a mesa. Os produtos fazem bem para o planeta e são bons para o consumidor. A saúde do consumidor está interligada com a saúde do planeta
Assista ao programa na íntegra:
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