IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nova regra fiscal está 'muito próxima' de ser anunciada, diz secretário

Gabriel Galípolo, secretário-executivo do Ministério da Fazenda - Reinaldo Canato/Folhapress
Gabriel Galípolo, secretário-executivo do Ministério da Fazenda Imagem: Reinaldo Canato/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

27/03/2023 10h48

O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, disse que o anúncio das novas regras de gastos do governo está "muito próximo". Galípolo, no entanto, não cravou uma data.

O que aconteceu?

  • O adiamento da viagem do presidente Lula à China permitiu fazer ajustes na proposta de gastos públicos. O secretário disse que Haddad fez as alterações em reuniões com integrantes do Ministério da Fazenda nos últimos dias.
  • Galípolo disse que a proposta elaborada já está alinhada entre o presidente Lula e os ministros. Ele afirmou ainda que existe um nível de consenso muito elevado entre integrantes do governo. "Estamos muito próximo do arcabouço fiscal vir a luz do sol", afirmou.
  • O secretário elogiou os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. Segundo Galípolo, ambos têm demonstrado "uma receptividade muito positiva" em relação à nova regra de gastos públicos. "Lira e Pacheco têm sido grandes parceiros."
  • Galípolo afirmou que o governo não discute, agora, criar ou elevar impostos. O foco está em combater a evasão fiscal e melhorar a eficiência do sistema tributário.
  • A reforma tributária será apresentada no segundo semestre. Hoje, mais da metade da arrecadação do país vem de impostos sobre o consumo, que penalizam as classes com menor renda. O governo pretende rever essa tributação.
  • As declarações foram feitas nesta segunda-feira (27) durante seminário organizado pela Arkos, empresa de inteligência política. O evento acontece nos Jardins, zona oeste de São Paulo, e conta com a participação dos ministros Alexandre Padilha, Simone Tebet, Renan Filho, entre outros.