Nova regra fiscal está 'muito próxima' de ser anunciada, diz secretário
![Gabriel Galípolo, secretário-executivo do Ministério da Fazenda - Reinaldo Canato/Folhapress](https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/3e/2022/12/13/gabriel-galipolo-futuro-secretario-executivo-do-ministerio-da-fazenda-1670953739425_v2_900x506.jpg)
O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, disse que o anúncio das novas regras de gastos do governo está "muito próximo". Galípolo, no entanto, não cravou uma data.
O que aconteceu?
- O adiamento da viagem do presidente Lula à China permitiu fazer ajustes na proposta de gastos públicos. O secretário disse que Haddad fez as alterações em reuniões com integrantes do Ministério da Fazenda nos últimos dias.
- Galípolo disse que a proposta elaborada já está alinhada entre o presidente Lula e os ministros. Ele afirmou ainda que existe um nível de consenso muito elevado entre integrantes do governo. "Estamos muito próximo do arcabouço fiscal vir a luz do sol", afirmou.
- O secretário elogiou os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. Segundo Galípolo, ambos têm demonstrado "uma receptividade muito positiva" em relação à nova regra de gastos públicos. "Lira e Pacheco têm sido grandes parceiros."
- Galípolo afirmou que o governo não discute, agora, criar ou elevar impostos. O foco está em combater a evasão fiscal e melhorar a eficiência do sistema tributário.
- A reforma tributária será apresentada no segundo semestre. Hoje, mais da metade da arrecadação do país vem de impostos sobre o consumo, que penalizam as classes com menor renda. O governo pretende rever essa tributação.
- As declarações foram feitas nesta segunda-feira (27) durante seminário organizado pela Arkos, empresa de inteligência política. O evento acontece nos Jardins, zona oeste de São Paulo, e conta com a participação dos ministros Alexandre Padilha, Simone Tebet, Renan Filho, entre outros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.