Reportagem do UOL sobre Paraisópolis leva 2º lugar em prêmio internacional
Uma reportagem do UOL sobre uma ocorrência policial que deixou nove mortos em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, ganhou o segundo lugar no Digital Media Américas 2023, um prêmio voltado a iniciativas jornalísticas no meio digital.
A investigação sobre uma ação da PM que terminou em tragédia, em dezembro de 2019, foi premiada pela Associação Mundial de Jornais e de Publishers de Notícias (WAN-IFRA, na sigla em inglês). A entidade tem sede em Frankfurt (Alemanha).
O UOL ficou em segundo lugar na categoria "Melhor Uso de Vídeo", por reconstituir a ocorrência que matou nove jovens de 16 a 23 anos, espremidos em uma viela. O material foi produzido em parceria entre os núcleos de vídeo e de investigação do UOL e publicado em 1º de dezembro de 2022, exatos três anos após a ocorrência.
O vídeo e a reportagem escrita foram elaborados com base nas comunicações dos policiais militares e entrevistas com sobreviventes e testemunhas, sobre como ocorreu o massacre. Os autores da reportagem são os repórteres José Dacau e Luís Adorno.
A reportagem vencedora na categoria é do portal N+, do México, que mostrou como ambulâncias clandestinas vinham lucrando com emergências na Cidade do México, capital do país.
O prêmio também é dado a iniciativas nas áreas de podcast, newsletter e visualização de dados, entre outras. Segundo a WAN-INFRA, a premiação tem sido concedida a veículos de comunicação das Américas há mais de uma década.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.