Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Reportagem do UOL sobre Paraisópolis leva 2º lugar em prêmio internacional

Do UOL, em São Paulo

30/05/2023 20h29Atualizada em 31/05/2023 10h59

Uma reportagem do UOL sobre uma ocorrência policial que deixou nove mortos em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, ganhou o segundo lugar no Digital Media Américas 2023, um prêmio voltado a iniciativas jornalísticas no meio digital.

A investigação sobre uma ação da PM que terminou em tragédia, em dezembro de 2019, foi premiada pela Associação Mundial de Jornais e de Publishers de Notícias (WAN-IFRA, na sigla em inglês). A entidade tem sede em Frankfurt (Alemanha).

O UOL ficou em segundo lugar na categoria "Melhor Uso de Vídeo", por reconstituir a ocorrência que matou nove jovens de 16 a 23 anos, espremidos em uma viela. O material foi produzido em parceria entre os núcleos de vídeo e de investigação do UOL e publicado em 1º de dezembro de 2022, exatos três anos após a ocorrência.

O vídeo e a reportagem escrita foram elaborados com base nas comunicações dos policiais militares e entrevistas com sobreviventes e testemunhas, sobre como ocorreu o massacre. Os autores da reportagem são os repórteres José Dacau e Luís Adorno.

A reportagem vencedora na categoria é do portal N+, do México, que mostrou como ambulâncias clandestinas vinham lucrando com emergências na Cidade do México, capital do país.

O prêmio também é dado a iniciativas nas áreas de podcast, newsletter e visualização de dados, entre outras. Segundo a WAN-INFRA, a premiação tem sido concedida a veículos de comunicação das Américas há mais de uma década.