IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Funcionários da Disney Paris ocupam castelo durante greve por reajuste

Castelo da Bela Adormecida na Disney, em Paris, capital da França - Divulgação
Castelo da Bela Adormecida na Disney, em Paris, capital da França Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/06/2023 21h27Atualizada em 03/06/2023 21h59

Funcionários da Disneyland Paris entraram em greve em busca de melhores salários. Neste sábado (3), trabalhadores paralisaram as atividades e ocuparam um dos castelos do parque.

O que aconteceu:

Trabalhadores reivindicam aumento de salário de 200 euros ao mês. O site francês RTL afirma que os empregados da empresa norte-americana sentem que a inflação do país causou a perda do poder de compra. Eles também pedem horários mais flexíveis, entre outros benefícios.

Segundo a imprensa local, as manifestações já tiveram o apoio de 1.000 funcionários. Em vídeos publicados nas redes sociais, os grevistas ocuparam um dos castelos do parque neste sábado. Este é o quarto dia de manifestação nas últiams três semanas e os sindicatos confirmaram uma nova paralisação na terça-feira (6).

Ao longo da semana, a Disney tem alertado sobre a possibilidade da interrupção ou cancelamento de apresentações. As redes sociais do parque parisiense informam que os hotéis estariam abertos neste sábado e que os clientes poderiam adiar a visita para outra data.

A greve acontece em meio à celebração do 30º aniversário da Disneyland Paris. A Disney prometeu uma série de apresentações até 30 de setembro para celebrar a data, com destaque para shows e encontros com Mickey, desfiles e atrações da Pixar e Marvel.

Excepcionalmente, os bilhetes com data podem ser alterados ou reembolsados, sem custos, até ao dia da sua visita. Se você reservou serviços pagos além do seu acesso aos parques Disney [...] eles serão reembolsados mediante solicitação.
Disneyland Paris, em nota de esclarecimento