Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Sextou! Empresas de Portugal testam semana de quatro dias de trabalho

Cerca de mil funcionários testam semana de quatro dias de trabalho em Portugal a partir de hoje - Jason Goodman/Unsplash
Cerca de mil funcionários testam semana de quatro dias de trabalho em Portugal a partir de hoje Imagem: Jason Goodman/Unsplash

Do UOL, em São Paulo

05/06/2023 09h39Atualizada em 05/06/2023 12h44

Portugal inicia hoje a terceira fase de seu projeto-piloto da semana de quatro dias de trabalho.

O que aconteceu?

A partir de hoje, 39 empresas adotam a semana mais curta de trabalho em Portugal. A expectativa é melhorar a produtividade e o bem-estar dos funcionários.

Cerca de mil trabalhadores serão afetados pela medida, segundo o Ministério do Trabalho português.

Uma creche, um banco e empresas ligadas a indústria e comércio estão entre aquelas que decidiram testar a nova modalidade de trabalho. Participam empresas de 10 cidades, incluindo Lisboa, Porto e Braga.

Em balanço divulgado em 24 de março, o governo estimava que 46 empresas participariam da nova fase do projeto-piloto. O Ministério do Trabalho diz que algumas optaram por adiar a decisão para o segundo semestre de 2023 ou início de 2024.

A iniciativa é promovida pelo governo de Portugal para avaliar a implementação da semana de quatro dias, reduzindo a carga horário sem impactar no salário.

As empresas que participam do projeto-piloto são avaliadas antes, durante e depois do programa. O governo usa indicadores como produtividade e custos intermédios, além de monitorar a saúde e bem-estar dos trabalhadores.