Shein, Shopee e AliExpress: o que avaliar ao comprar para evitar perrengue

Comprar em sites como Shein, Shopee e AliExpress caiu no gosto popular por conta do preço baixo e da alta variedade de produtos. Só que isso não quer dizer que não há riscos, como a compra não chegar, ficar travada na alfândega dos aeroportos ou não ser igual à foto. Veja dicas para evitar problema na hora de escolher um produto em plataformas internacionais.

Antes de comprar

Pesquisar o produto, a loja e o vendedor é a dica de ouro para evitar ciladas. Como são plataformas que funcionam como marketplaces, igual ao Mercado Livre, qualquer pessoa pode vender o que quiser, podendo ser alguém brasileiro ou estrangeiro, explica a assessora técnica do Procon-SP Renata Reis. Por isso, vale a pena gastar um tempo a mais validando se o vendedor é bom através dos comentários e nota de avaliação.

Vendedores brasileiros no AliExpress
Vendedores brasileiros no AliExpress Imagem: Reprodução

Quanto mais informação sobre o vendedor, melhor. Veja também se disponibilizam informações como CNPJ, endereço físico, telefone, canais de contato direto com o consumidor (chat, e-mail e SAC).

Os reviews (avaliações) também podem ajudar. Veja o que os outros consumidores estão falando sobre o produto e se há fotos de quem já comprou. Para evitar receber roupas pequenas ou grandes demais, veja se a loja ou vendedor possui muitas reclamações.

Avaliação do produto no site da Shein
Avaliação do produto no site da Shein Imagem: Reprodução

Se não há nenhuma especificação do produto e nem avaliações de outros consumidores, cuidado. A chance de não ser de qualidade é maior.

Evite compras para eventos importantes. Se você tem uma festa ou ocasião importante e está contando com o produto para esta data especial, prefira comprar de lojas que já conhece.

Use e abuse dos cupons

É possível reduzir ainda mais os custos ao comprar online. A Shopee, AliExpress e Shein oferecem alguns cupons automáticos, que valem ao atingir certos requisitos, como valor mínimo de compra ou produtos de um determinado setor, afirma Ana Carolina Alves economista e educadora financeira do Educação Financeira para a Vida (EFV).

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Você também pode procurar cupons de desconto no Google e em sites especializados. Basta digitar o nome da plataforma na qual deseja fazer a compra e testar para ver se funciona.

Cupom de desconto da Shopee
Cupom de desconto da Shopee Imagem: Reprodução

Faça o cálculo total da compra

Não se esqueça do valor do frete. O produto pode estar com um preço bacana, mas ter frete caro. Ao final da compra, veja se não compensa comprar no Brasil, aconselha Alves.

Compre dentro do seu orçamento. Mesmo que o produto seja barato, se comprar muito isso pode pesar no bolso. Alguns sites oferecem também a opção de pagar por Pix com desconto. Vá por esse caminho para fugir de dívidas no cartão de crédito.

A?rea de pagamento da Shopee
A?rea de pagamento da Shopee Imagem: Reprodução
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Entenda a taxação

A incidência de impostos é outro ponto que pode encarecer a compra. Ainda pode ser incluído o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Hoje, a isenção de US$ 50 (cerca de R$ 250) é válida apenas para compras enviadas de pessoa física para pessoa física.

Se o produto for taxado, você precisa pagar o imposto para receber o produto. No site dos Correios, ao buscar pelo código de rastreio, aparecerá na etapa "Aguardando pagamento", após a passagem do produto pela fiscalização aduaneira. Mas se constar "Fiscalização aduaneira finalizada", receberá seu pedido normalmente.

Segurança no pagamento

Depois de efetuar o pagamento, fique de olho na fatura do cartão. Se notar qualquer problema, como um valor a mais ou compra que não fez, comunique imediatamente à administradora ou banco, pontua Carolina Vesentini, advogada da área de Relacionamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Não realize o pagamento ou informe qualquer dado bancário sem verificar se está navegando em um site seguro. Basta ver se na barra de endereço do navegador web aparece a imagem de um cadeado.

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Cadeado de site seguro na Shopee: veja se símbolo está na barra de endereço do site
Cadeado de site seguro na Shopee: veja se símbolo está na barra de endereço do site Imagem: Reprodução

E se você se arrepender ou a compra não chegar?

Um ponto negativo é que as entregas feitas em sites internacionais, como Shopee, Shein e AliExpress, podem demorar. Em caso de atraso, entre em contato com o fornecedor e verifique se a demora é justificada ou se é decorrente de negligência da empresa.

Tenha anotado o prazo prometido no site e o emitido na nota fiscal da compra. Se o atraso for muito grande, o consumidor pode escolher um produto equivalente ou desistir da compra e receber o reembolso integral.

Qualquer compra permite que o consumidor desista dela em até sete dias após o recebimento. Esse procedimento é chamado de "direito do arrependimento" e é sem custo e sem a necessidade de justificativa, desde que o produto não tenha sido usado, afirma Renata Reis, do Procon-SP.

Já fora desse prazo, é importante conhecer a política da empresa para troca e devolução. Os custos dependem de cada caso.

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Em caso de defeito na peça, a loja também tem que efetuar a troca ou devolver o dinheiro.

O objetivo é proteger o consumidor para não ser enganado diante de negociações nas quais não foram dados meios de verificar a qualidade do produto."
Carolina Vesentini, advogada da área de Relacionamento do Idec.

Cuidado com golpes

Desconfie de e-mails com promoções imperdíveis de uma loja desconhecida. Eles podem fazer parte de um esquema de fraude e clonar seus dados, alerta a advogada do Idec.

Procon pode te ajudar

Se, mesmo depois de todos os cuidados, você ainda tiver problema na sua compra, ainda há uma solução. Muitos sites internacionais não contam com a aplicação do Código de Defesa do Consumidor por estarem em outro país. Mas AliExpress, Shein, e Shopee têm um cadastro no Brasil. Nesse caso, o Procon pode te ajudar.

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O principal conselho nessas horas é primeiro entrar em contato com o site ou plataforma. Faça uma reclamação, registrando e guardando toda documentação para servir como prova que a compra foi feita e houve um problema.

Se o consumidor não conseguir resolver de forma amigável, pode acionar o Procon. O órgão pode fazer essa intermediação junto ao site internacional. Além disso, ainda pode procurar o judiciário em último caso, cabendo um processo, afirma assessora técnica do Procon-SP, Renata Reis.

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