Brasil sobe 5 posições e fica em 49º lugar em ranking global de inovação

O Brasil ganhou cinco posições e agora ocupa o 49º lugar entre 132 países no IGI (Índice Global de Inovação), tornando-se o primeiro colocado da América Latina. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (27) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O que dizem os números

Brasil subiu cinco posições, passando do 54º em 2022 ao 49º lugar neste ano. Antes disso, o país passou 12 anos fora do grupo das 50 economias mais bem classificadas no IGI. Suíça, Suécia e Estados Unidos ocupam as três primeiras colocações (veja o top 10 abaixo).

País foi uma das economias que mais subiram no IGI nos últimos anos. O Brasil tem pontuações altas nos indicadores de serviços governamentais online (14ª posição no mundo) e participação eletrônica (11ª). Além disso, destaque para o valor de seus 16 unicórnios (22ª), que representam 1,9% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional em 2023.

Posição brasileira ainda é considerada abaixo do potencial do país. A melhor posição do Brasil foi em 2011, quando chegou ao 47 º lugar. O país é hoje a décima maior economia do mundo. O ranking é divulgado anualmente pela WIPO (Organização Mundial da Propriedade Intelectual, na sigla em inglês), com o apoio de parceiros internacionais — no caso do Brasil, a CNI.

Veja abaixo os 10 melhores do IGI

  1. Suíça
  2. Suécia
  3. Estados Unidos
  4. Reino Unido
  5. Singapura
  6. Finlândia
  7. Holanda
  8. Alemanha
  9. Dinamarca
  10. Coreia do Sul

Temos um potencial muito inexplorado para melhorar o nosso ecossistema de inovação. Precisamos de políticas públicas modernas e atualizadas e, para isso, o IGI tem o papel fundamental de auxiliar na compreensão dos pontos fortes e fracos do Brasil.
Robson Andrade, presidente da CNI

Brasil x América Latina

Brasil se tornou o país latino-americano mais bem colocado. Em 2022, o Chile, que hoje ocupa a 52ª posição, estava à frente do Brasil. O México (58ª) aparece em seguida, ocupando o terceiro lugar regional.

Continua após a publicidade

Confira a posição do Brasil em relação a outros países da América Latina:

  • 49º - Brasil
  • 52º - Chile
  • 58º - México
  • 63º - Uruguai
  • 66º - Colômbia
  • 73º - Argentina
  • 74º - Costa Rica
  • 76º - Peru

Deixe seu comentário

Só para assinantes