Black Friday: Google vai mostrar produtos com frete grátis e entrega rápida
O Google anunciou nesta quinta-feira (28) que oferecerá partir de outubro um novo recurso para consumidores encontrarem produtos com frete grátis, entrega mais rápida e devolução gratuita. A big tech aposta na ferramenta para impulsionar as vendas da Black Friday.
Como o recurso vai funcionar
A novidade estará disponível na página Google Shopping para empresas. Os lojistas poderão aderir ao recurso, chamado Anotações de Frete, que exibirá promoções por meio de gerenciamento de produtos no Google Merchant Center. Por meio dela, é possível cadastrar informações sobre itens disponíveis no e-commerce e apresentar detalhes sobre frete, tempo de entrega e custo de devolução.
As Anotações de frete têm sido oferecidas para pequenos e gigantes do varejo. O Google não revelou quais parceiros usarão a experiência, mas a expectativa é que o consumidor já tenha acesso a essas informações na Black Friday.
Os consumidores vão ver uma espécie de etiqueta logo abaixo da imagem do produto. Ela mostrará uma condição de frete diferenciada em relação aos demais, afirma o Google.
Google diz que o recurso traz benefícios para consumidores e empresários. Em uma pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise, o custo do frete é um dos cinco pontos mais importantes para o cliente definir em qual site vai comprar um produto.
Essa experiência já existe em outros países. O Google afirma que a ferramenta Anotações de Frete indica que o número de consumidores que se interessam por ofertas pode aumentar 10% com a ativação do recurso, que é uma aposta da big tech para aumentar as vendas na Black Friday.
Para o consumidor, as informações de frete são exibidas de maneira mais visual e simplificada, o que permite tomar a decisão certa na hora de escolher entre produtos da vitrine do Google Shopping.
Rodrigo Paoletti, líder de produtos de performance do Google Brasil
Intenção de compra na Black Friday cresce, diz Google
Duas em cada três pessoas pretendem comprar. De acordo com o estudo, as buscas pela Black Friday aumentaram 24% em comparação com 2022. No total, 16 das 20 categorias apresentaram crescimento no interesse do consumidor. O maior destaque foi para os itens de beleza e perfumaria, com acréscimo de 18 pontos percentuais em relação ao ano passado, passando de 23% para 41%.
Roupas e acessórios (46%) lideram a vontade de consumo. Calçados (38%) aparecem na terceira posição, seguido por eletrodomésticos e celulares, cada um com 35% de intenção de compra dos brasileiro na Black Friday deste ano.
Os brasileiros querem economizar, mas não é só isso. O preço é o maior determinante para a decisão de compra na Black Friday para um em cada quatro brasileiros. A qualidade dos produtos vem logo em seguida—em 2022, era o quarto principal ponto.
Pesquisar antes da hora é realidade em 2023. De acordo com o estudo do Google Brasil, 6 em cada 10 brasileiros que querem comprar televisores, equipamentos de áudio e vídeo, eletrodomésticos e celulares na Black Friday já começaram as buscas com um mês ou mais de antecedência.
Mais de 1.800 pessoas participaram da pesquisa. O Google ouviu consumidores das classes A, B e C de todo o Brasil ao longo do mês de julho.
A confiança dos consumidores está no maior nível desde antes da pandemia. O brasileiro está otimista e essa notícia abre as portas para as muitas oportunidades que o varejo terá na Black Friday em 2023.
Gleidys Salvanha, diretora de negócios do varejo no Google Brasil
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