Inflação na Argentina dispara em janeiro e chega a 254,2% em um ano

A inflação ao consumidor na Argentina saltou 254,2% em janeiro em comparação ao mesmo mês do ano passado. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Indec (Instituto Nacional de Estatísticas e Censo) do país. A inflação subiu 20,6% em janeiro frente a dezembro.

O que aconteceu

O resultado representa uma aceleração após o avanço anual de 211,4% registrado em dezembro.

Os setores com maiores aumentos foram bens e serviços, transportes e comunicação. Na comparação mensal, o indicador subiu 20,6% em janeiro frente a dezembro, após ter alta de 25,5% em dezembro ante novembro.

Em dezembro, Javier Milei, presidente da Argentina, afirmou que acabar com a inflação é a prioridade máxima de seu governo.

Estamos totalmente focados em acabar com a inflação, acabar com a hiper (inflação). Por isso fizemos um programa super ortodoxo para acabar com o déficit fiscal e levar o déficit financeiro a zero.
Javier Milei, presidente da Argentina

Para conter os preços, Milei quer fazer um ajuste fiscal e monetário. Ele prometeu demitir servidores públicos não concursados, cortar subsídios e cancelar obras.

O novo governo já anunciou a desvalorização do peso em 54%. A dolarização da economia — ou seja, a adoção do dólar como moeda corrente — é uma das propostas de Milei.

Preços dobraram em dezembro na comparação mensal após a posse de Milei. O novo presidente rapidamente desvalorizou o peso, cortou subsídios públicos e afrouxou alguns controles de preços, levando a inflação aos níveis mais altos desde a crise de hiperinflação do país nos anos 1990.

Economistas entrevistados pela Reuters em janeiro disseram que esperam que a inflação permaneça alta na Argentina durante o primeiro semestre de 2024. A expectativa é de que a inflação diminua apenas no segundo semestre do ano, já que uma recessão crescente provavelmente desacelerará novos aumentos.

Continua após a publicidade

A Argentina foi tornou o país com maior inflação do mundo em 2023, com alta de 211,4%. A Venezuela, que vinha sendo a campeã de inflação na América Latina, registrou inflação de 189,8% em 2023, segundo o banco central do país.

* Com informações de Estadão Conteúdo, AFP e Reuters.

Deixe seu comentário

Só para assinantes