Americanas sugere usar FGTS para comprar ovo de Páscoa; clientes ironizam

A Americanas permite que clientes usem o dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para comprar ovos de Páscoa.

O que aconteceu

A Americanas argumenta que a prática é adotada por "vários setores" da economia. A informação, que atingiu o público a partir de uma foto compartilhada nas redes sociais, causou polêmica e motivou piadas. A empresa citou a criação do saque-aniversário, que permitiu aos clientes usar o FGTS para "compras em várias categorias de sua rede de lojas". A Americanas também reforçou que a utilização é apenas "mais uma opção de pagamento para o consumidor".

Cartaz em loja sugere usar o FGTS para comprar ovos de Páscoa. A foto publicada na terça-feira (12) por um perfil no X (antigo Twitter) mostra um papel colado em um dos ovos expostos no interior de uma loja da Americanas. No cartaz, lê-se: "Compre com seu FGTS. Consulte com um dos nossos promotores".

Imagem viralizou, e clientes ironizaram: 'Antigamente financiava casa'. Em menos de 24 horas, o post original já tinha mais de 1,6 milhão de visualizações e milhares de interações. "Antes se dava entrada no apartamento com o FGTS, agora se compra ovo de Páscoa. Que p... de país é esse?", escreveu um usuário do X (veja mais reações abaixo).

Reações e piadas

"Geração dos meus pais comprava casa com FGTS, a minha compra ovo de Páscoa. O neoliberalismo está destruindo o que resta dessa nação", diz a publicação original da foto.

"Ovo de Páscoa está tão caro que tem loja permitindo empréstimo via FGTS pra pagar chocolate. Olha o potencial de desgraça para as contas do consumidor isso aí", alertou outro perfil.

Continua após a publicidade

Muitas das reações citam o fato de que antes o FGTS era mais associado à compra da casa própria, por exemplo, e não de itens mais básicos. "Antes se dava entrada no apartamento, agora se compra ovo de Páscoa. Que p... de país é esse?", criticou um usuário do X.

Outras pessoas também comparam o preço do ovo de Páscoa ao do azeite, que subiu 44,23% nos últimos 12 meses, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). "Após parcelar meu azeite em 12 vezes no cartão, irei sacar meu FGTS para comprar ovo de Páscoa... Que mundo terrível", ironizou um perfil.

"Ovo de Páscoa virou algo tão surreal que agora tu tem que usar o FGTS para conseguir comprar", escreveu outro consumidor.

Deixe seu comentário

Só para assinantes