Franquia que não vai bem é como paciente na UTI, diz CEO da PopCorn Gourmet

Além de idealizadora do negócio de pipocas gourmet que preside, a PopCorn Gourmet, Elaine Moura trabalha com a gestão e mentoria de mais de 60 unidades franqueadas pelo Brasil. No "Divã de CNPJ" desta semana, ela explica como faz para alavancar lojas da franquia que não vão bem.

Tratamos uma unidade que não vai bem como um paciente na UTI. Quem está na UTI não pode dar nem opinião. Tem que ficar quietinho ali, que eu vou colocar meu time ali e fazer o negócio dar certo. Você quer vir junto? Então vem cá, que eu vou te ensinar onde você errou.
Elaine Moura, CEO do Grupo PopCorn Gourmet

No modelo de franquia, a empresa licencia sua marca para que outras pessoas empreendam com o nome e a mesma imagem do negócio. O franqueado tem orientação e uma escola da PopCorn Gourmet para manter os padrões da empresa em questões como identidade visual, atendimento e qualidade do produtos.

Na experiência da CEO do grupo, uma franquia deixa de trazer bons resultados por falta de bons controles de estoque, de contratações adequadas para o tamanho do negócio e de envolvimento do empreendedor com o dia a dia da unidade.

A pessoa para de conferir, confia em alguém e quando vê o buraco está longe. Enquanto franqueador, fazemos essa troca, porque a transferência de conhecimento não é só o que eu sei, é o conhecimento de outro franqueado.
Elaine Moura, CEO do Grupo PopCorn Gourmet

Além do contato direto com Elaine para gestão no negócio, muitas vezes a PopCorn Gourmet conecta seus franqueados para que eles compartilhem experiências de como conseguiram resolver problemas, uma maneira de inspirar empreendedores que enfrentam os mesmos desafios. "Trazemos uma prova social muito mais forte, que é um franqueado que está no mesmo barco que ele".

Divã de CNPJ:

O videocast estreia novos episódios toda segunda-feira, às 18h30, no Canal UOL e no Youtube do UOL. A versão em áudio do programa também fica disponível nas plataformas de podcast. Confira o episódio completo com Elaine Moura:

Deixe seu comentário

Só para assinantes