Se o cliente não gosta do projeto, tire seu ego da frente, diz designer

Nas redes sociais, o designer Paulo Biacchi é conhecido por seus trabalhos de faça você mesmo, transformando objetos, cadeiras e acessórios para casa em móveis funcionais. Com essa experiência e a carreira de designer de produto, ele diz que é preciso colocar o ego de lado quando um cliente não aprova um projeto.

É meio doido. Você tem que tirar o ego da frente [...] Dói mesmo porque às vezes o cliente tem razão. Às vezes, não.
Paulo Biacchi, designer industrial

O trabalho que Paulo desenvolve no estúdio Fetiche reúne uma série de habilidades técnicas, de desenho de produtos de decoração ou arquitetura para fabricação e venda em grande escala no mercado. Mas, para o designer, além de um bom produto, a história sobre o que é produzido muda a percepção do cliente sobre o projeto.

Essa parte do conceito, da história, é uma coisa que ajuda muito. Se o cara é um empresário que tem visão de marketing, ele vai entender que aquela história que você criou vai ajudar ele a vender ali na frente, de quem vai vender a campanha.

O espaço para comentar aspectos do projeto e até começar um processo de convencimento, depende, também, de como é o relacionamento entre quem compra e quem desenvolve um produto. Trabalho é relacionamento. O contato para você vender um projeto também é relacionamento. "O parceiro ou parceira comercial precisa ser agradável para você argumentar".

Divã de CNPJ

O videocast é exibido toda segunda-feira, às 18h30, no Canal UOL e no Youtube do UOL. A versão em áudio do programa também fica disponível nas plataformas de podcast. Confira o programa completo com Paulo Biacchi a partir de segunda-feira:

Deixe seu comentário

Só para assinantes