Musk na área e categoria de luxo: os destaques do Cannes Lions 2024
Esta é a versão online para a edição desta sexta-feira (14/06) da newsletter Mídia e Marketing. Quer se inscrever neste e em outros boletins e recebê-los no seu e-mail? Cadastre-se aqui.
***
A 71ª edição do Cannes Lions, um dos principais eventos de criatividade do planeta, acontece na semana que vem, entre os dias 17 e 21 de junho.
Neste ano, o festival tem nada menos do que 30 categorias, divididas em 9 trilhas, que buscam premiar os trabalhos mais criativos e impactantes do mercado.
Uma das grandes novidades foi a criação da categoria 'Luxury & Lifestyle', que premiará a comunicação voltada para bens e experiências de luxo. Além disso, a organização incluiu um campo obrigatório do uso de inteligência artificial (IA) nas inscrições dos trabalhos: os concorrentes deverão ter informado se usaram ferramentas de IA na coleta de informações, concepção ou produção.
Recorde de jurados
O Brasil teve um recorde de jurados nesta edição. A organização escolheu 43 profissionais do País para avaliar os trabalhos no evento, com destaque para Anselmo Ramos e Diego Machado, que serão presidentes dos júris de Brand Experience e Innovation, respectivamente.
No ano passado, agências e empresas brasileiras ficaram com 92 Leões, sendo o Titanium Lions (para W+K SP/Africa Creative), 2 Grand Prix (para AlmapBBDO e AKQA), além de 11 Ouros, 28 Pratas e 50 Bronzes. Mesmo com o bom desempenho, o Brasil ficou longe do seu recorde de 115 troféus, conquistados em 2013.
Musk e brasileiros
Nos mesmos dias dos anúncios dos vencedores, acontecem uma série de palestras, sessões e treinamentos com foco em inspiração, efetividade e sustentabilidade.
Segundo report da GoAd Media, patrocinado pelo UOL, dois dos destaques desta agenda serão a presença de Elon Musk, que será entrevistado por Mark Read, CEO do grupo WPP, e o autor James Patterson.
Entre os profissionais brasileiros que estarão no palco do Palais des Festivals, sede principal do evento, estarão nomes como Marcel Marcondes, CMO da AB Inbev; PJ Pereira, fundador da Pereira O'Dell; Dilma Campos, fundadora da Nossa Praia e a cineasta Paula Trabulsi, entre outros.
Nobel e Unilever
A cada ano, os organizadores do festival homenageiam personalidades, marcas e empresas pelo conjunto de sua obra ou por sua contribuição à indústria.
Em 2024, os homenageados serão:
- Unilever, como Creative Marketer of the Year,
- Jacques Séguéla, pioneiro da indústria e ex-líder criativo da Havas, que receberá o Lion of St. Mark,
- Maria Ressa, fundadora e CEO da Rappler, além de vencedora do prêmio Nobel da Paz em 2021, que levará o LionHeart, e
- Ynon Kreiz, CEO da Mattel, que ficará com o trofpeu de Entertainment Person of the Year.
Newsletter
MÍDIA E MARKETING
Grandes cases de marketing, entrevistas e notícias sobre mídia e comunicação. Toda sexta.
Quero receber—
Não deixe de ler
1 tri
A Apple se tornou a primeira marca de US$ 1 trilhão do mundo, de acordo com o relatório Kantar BrandZ das Marcas Globais Mais Valiosas. A marca também manteve a 1ª colocação do ranking pelo terceiro consecutivo ano. Google (US$ 753,4 bilhões) e Microsoft (US$ 712,8 bilhões) completam o pódio. Apesar de não aparecerem no ranking geral, duas marcas brasileiras apareceram no Top 20 de bebidas alcoólicas: Brahma (US$ 6,5 bilhões, no 11º lugar) e Skol (US$ 6,07 bilhões, na 14ª posição).
MaRS
Além da turnê de 14 shows que fará no Brasil, Bruno Mars terá mais uma apresentação extra no país. Em uma iniciativa da Budweiser, patrocinadora dos shows, a apresentação será dedicada exclusivamente a arrecadar recursos para as vítimas da tragédia climática do Rio Grande do Sul. O show acontecerá no dia 1º de outubro, em São Paulo. A cada R$ 50 reais doados à ONG Ação Cidadania, a pessoa terá direito a um número para concorrer em um sorteio. Serão sorteados 750 pares de ingressos para a apresentação.
Deixe seu comentário