Golpe na previdência: PF deflagra operação contra esquema fraudes

A Polícia Federal, em conjunto com a Força-Tarefa Previdenciária, deflagrou nesta terça-feira (23), uma operação contra fraudes em benefícios previdenciários.

O que aconteceu

A operação TBM tem como objetivo apurar fraudes na Previdência. A PF busca encontrar falsificação de documentos públicos, abertura de contas fraudulentas na Caixa Econômica Federal (CEF) e desvios de benefícios previdenciários. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal.

Um grupo de criminosos se fazia passar por beneficiários do INSS. As investigações apontam que a atuação ilícita ocorreu entre os anos de 2019 e 2022.

Com documentos falsificados, os onze suspeitos desviavam recursos. Eram abertas contas na Caixa Econômica Federal, por meio das quais solicitavam a transferência dos benefícios; pelo menos 49 contas foram fraudadas. Além disso, em algumas situações, realizaram empréstimos consignados.

Os verdadeiros beneficiários foram prejudicados. As investigações revelaram que, ao perceberem a ausência dos pagamentos, eles procuravam o INSS e descobriam que os valores haviam sido desviados para contas desconhecidas.

As identidades utilizadas nas contas fraudulentas exibiam fotos dos investigados.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.