Expointer além do óbvio: produtos combinam inovação e sustentabilidade
Hidratantes à base de azeite, caipirinha em lata e um vinho de série limitada rememorando a Revolta dos Búzios são alguns dos produtos que surpreendem os visitantes da feira nesta edição da Expointer, que acontece até o dia 1º de setembro no parque de expoições Assis Brasil, em Esteio (RS).
O que aconteceu
Produtos que combinam inovação e sustentabilidade. Entre máquinas gigantes, animais de raças e projeções dos mercados bilionários de grãos, a Expointer revela uma série de produtos de espectro variado cujo valor agregado combina inovação, atenção a padrões de sustentabilidade, além de serem carregadas de histórias. Bebidas especiais, alimentos, cosméticos, serviços fazem parte dessa seleção.
Vinho busca resgatar a história. Dentre os milhares de rótulos de bebidas a série especial de vinhos produzida no sítio Rosa do Vale, no Rio Grande do Sul, se destaca por sua identidade visual e conteúdo ao trazer búzios logo abaixo da rolha e o rosto de quatro líderes negros protagonistas da Revolta dos Búzios, ocorrida em Salvador em 1798, em seu rótulo.
Aproveitamos a feira para lançar uma fabricação numerada de 500 unidades inspirada no fato. A garrafa (R$ 350) vem em uma caixa e é envolta em uma espécie de jornal contendo a reprodução dos cartazes espalhados pelos manifestantes e suas mensagens de igualdade e liberdade. É uma experiência tomar essa bebida de guarda, feita à mão, que continua em evolução até o momento da abertura. Cada taça tem um aroma, cor e sabor.
Mirian Santiago Krindges, advogada e produtora
O item é produzido dentro da agroindústria localizada no Vale do Taquari, onde também ocorre o samba da uva, atividade voltada ao turismo rural. "A maioria não sabe que a população negra tem uma história com o vinho, sempre ligado à imigração italiana aqui no Brasil. A bebida já era produzida no Egito Antigo, então contamos esse relato ao longo da visita à nossa propriedade durante a chamada pisa da fruta, feita ao som de samba ao vivo. Trazer esse fato ao conhecimento das pessoas me inspirou a desenvolver o que defino como afroturismo rural com roteiro diferenciado", destaca Miriam.
Farofa de banana de Minas estreia na feira. Quem, aliás, viajou milhares de quilômetros desde o leste de Minas Gerais em Itabirinha para estrear em Esteio foi a farofa de banana gourmet de banana Ipanema (R$ 15, 250g), trazida da fazenda da agricultura familiar Vista Alegre por Luiz Carlos Almeida, em sua sexta participação na Expointer.
Produto orgânico. Preparada em solo livre de fertilizantes químicos, o item em fase de teste deve ser comercializado em maior escala a partir dos resultados de venda. "Fazemos controle natural das pragas, o que nos garante uma banana orgânica nos quatro mil pés da nossa terra. Isso se converte em qualidade e segurança. Sempre vendi tudo que trouxe para a feira e dessa vez não será diferente", garante.
O cuidado ambiental também está no centro da produção das Estâncias das Oliveiras, em Viamão. Ali, além do azeite para consumo alimentar, são produzidos hidratantes para mãos e pés a base da oliveira (R$ 29 60g) já há cinco anos com emissão zero de carbono. No local estão plantadas 10 mil árvores da espécie em 60 hectares, envolvendo uma cadeia de 86 profissionais.
Fazemos parte do pacto global da ONU e temos crédito de carbono até 2040. Nossa produção nessa linha é artesanal, pois competimos com multinacionais do setor farmacêutico. A oliveira faz bem para a saúde em diversos aspectos.
Paulo Hyres, consultor corporativo da Estância das Oliveiras
Flor em pote, Caipirinha em lata
A paciência é a chave para o desenvolvimento de receitas inovadoras de doces envolvendo flores e ervas, segundo a gastrônoma Clarice Lilen. Sua propriedade em Picada Café tem se destacado ao trazer originalidade sobretudo a geleias cujos sabores levam para dentro dos potes flores como rosas e chás como a camomila (R$ 22, 290g). "Algumas combinações demoram dois anos para que se chegue ao ponto certo. O resultado são essas novidades para além das tradicionais de uva e figo, por exemplo", comenta.
Busca pela retomada após a tragédia. Apesar dos impactos das enchentes de maio no Rio Grande do Sul com prejuízos calculados em R$ 300 mil, afora a perda de mudas e colheita de frutas, a expectativa é de recuperação para os próximos meses. "Vendemos por meio de cooperativa para todo o Brasil, além de nossa loja virtual".
O otimismo se repete com as vendas já realizadas pelo alambique Bel Veldere no primeiro fim de semana da Expointer. São oferecidas as novas caipirinhas em lata de uva e maça (R$ 25, 355ml), além da de limão. Os produtos em fase de teste junto aos clientes são preparados a partir da cana e de frutas orgânicas, sem uso de aromatizantes ou conservantes.
Nossa ideia é acessar esse mercado latente das festas e vendas na beira da praia. Por se tratar de latas, o manejo é mais fácil do que o vidro. Já comercializamos com outras regiões, entre elas Belo Horizonte e Santa Catarina e pretendemos expandir pelo sucesso de aceitação que estamos encontrando aqui.
Luiz Scarton, empresário
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Quero receberExpointer traz variedade de produtos. Além dos produtos citados, estandes envolvendo segmentos como a apicultura (mel), queijos especiais, flores de cultivo podem ser encontrados na feira que se estende até 1º de setembro na cidade de Esteio.
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