Paulo Jubilut: 'Se te chamam de maluco, você está no caminho certo'

As escolhas profissionais do professor Paulo Jubilut foram chamadas de "coisa de maluco" ao longo da sua trajetória, da graduação em biologia até as aulas voluntárias em um curso pré-vestibular gratuito.

No Divã de CNPJ, do Canal UOL, Jubilut diz que o auge da sua loucura chegou quando decidiu mudar sua vida e reduzir a quantidade de aulas que lecionava para lançar seu curso pré-vestibular online de biologia, lá em 2013.

Eu sempre digo isso. Se alguém te chamar de maluco é porque você está no caminho certo. As pessoas às vezes dão opinião se as suas coisas vão dar certo sem experiência nenhuma. Como que o cara vai dizer que o meu curso online vai dar errado se ele nunca teve um. [...]Qual é a experiência para prever que você vai se dar mal?Paulo Jubilut, professor de biologia e empresário

Ao lado da sua vontade e confiança no sonho, Jubilut tinha um mundo inexplorado para videoaulas no YouTube e pouca estrutura audiovisual para quem fazia suas produções em casa. Super câmeras de celulares, programas de edição e equipamentos amadores ainda não eram uma realidade para o grande público.

Na época não tinha smartphone, não tinha microfone, não tinha iluminação, não tinha nada. Audiovisual [para a internet] não existia. 2011 você tinha que comprar aquelas handycam ou aquelas cybershots. Tem até hoje no Youtube, era toscoPaulo Jubilut, professor de biologia e empresário

A crença e a intuição na ideia de fazer o curso de biologia na internet eram tão grandes que Paulo seguiu com seu plano no improviso. Cartolina, webcam, os recursos disponíveis até lançar o pré-vestibular Biologia Total, que ganhou um novo nome na pandemia: Aprova Total. Um curso preparatório com outras disciplinas além de biologia.

Sabe quando o seu coração diz que o negócio estava muito forte dentro de mim que aquilo ia dar certo. A galera dizia que eu estava malucoPaulo Jubilut, professor de biologia e empresário

Com uma perna nas salas de aula e outra na internet, Jubilut Investiu 17 mil reais emprestados para fundar seu curso. Com o faturamento do primeiro dia de vendas do curso, ele chegou a acreditar que estava rico.

Fiz um vídeo lançando a plataforma e bombou. No lançamento, vendeu 80 mil. Eu era o cara dos 5.000 que não ia comprar o apartamento. De repente, em uma, duas horas, você vende 80 mil. Eu falei, nossa, fiquei ricoPaulo Jubilut, professor de biologia e empresário

Continua após a publicidade

O videocast é exibido toda segunda-feira, às 18h30, no Canal UOL e no Youtube do UOL. A versão em áudio do programa também fica disponível nas plataformas de podcast. Confira a conversa com o professor e empresário Paulo Jubilut aqui:

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.