Estoque atual de swaps cambiais já atende à demanda, diz Tombini
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta quinta-feira que o atual estoque de swaps cambiais "já atende" à demanda por proteção cambial da economia e deve continuar a ser renovado no futuro, observadas as condições de demanda.
"Entendemos que o estoque de swaps e derivativos cambiais ofertados pelo BC até o presente momento já atende de forma significativa à demanda por proteção cambial da economia", disse Tombini em entrevista coletiva após o anúncio de que continuará a comandar o Banco Central no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.
Após as declarações do presidente do BC, o dólar firmou-se em tendência de alta, fechando perto das máximas da sessão.
Segundo Tombini, o estoque de swaps vem sendo administrado por operações que são renovadas mensalmente e que vencem quase que uniformemente ao longo do próximos semestres.
O volume ofertado até o momento no programa de swaps cambiais é de cerca de 100 bilhões de dólares, correspondente a menos de 30 por cento das reservas internacionais.
Durante a coletiva, Tombini voltou a afirmar que a política monetária deve se manter especialmente vigilante e que o BC tem trabalhado para a inflação voltar à trajetória da meta do governo.
(Por Luciana Otoni, Jeferson Ribeiro e Maria Carolina Marcello; Texto de Bruno Federowski)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.