IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Arsesp autoriza Sabesp a aumentar tarifa de usuários que elevarem consumo de água

08/01/2015 10h36

SÃO PAULO (Reuters) - A Sabesp afirmou nesta quinta-feira que a Arsesp, agência reguladora de saneamento e energia do Estado de São Paulo, publicou deliberação autorizando a empresa a cobrar até 100 por cento a mais sobre o valor da tarifa de usuários que elevarem o consumo de água.

A deliberação da Arsesp permite que a Sabesp cobre um acréscimo de 40 por cento sobre o valor da tarifa aplicada à parte do consumo de água que superar em até 20 por cento a média.

O aumento será de 100 por cento quando o consumo exceder em mais de 20 por cento a média, apurada com base no período de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.

Usuários com consumo de água inferior ou igual a 10 metros cúbicos por mês, hospitais, prontos-socorros, delegacias, entre outras instituições, não estarão sujeitos à sobretaxa.

A medida entrou em vigor nesta quinta-feira com a publicação da deliberação da Asesp e terá efeito até 31 de dezembro de 2015.

Segundo a Arsesp, a proposta da Sabesp era de que a tarifa, chamada de "tarifa de contingência", incidisse em 20 por cento ou 50 por cento sobre o total da conta. Como a conta incide, de maneira proporcional, tanto sobre o consumo de água quanto sobre a coleta e tratamento de esgoto, a agência decidiu fixar tarifas de contingência de 40 e de 100 por cento para manter equivalência à proposta original, informou.

Nesta quinta-feira, o nível do Sistema Cantareira, mais importante conjunto de reservatórios de água que abastece os cerca de 9 milhões de habitantes da região metropolitana de São Paulo, estava em 6,8 por cento.

(Por Priscila Jordão)