IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Estradas têm 93 bloqueios; caminhoneiros se dividem sobre oferta do governo

26/02/2015 12h49Atualizada em 26/02/2015 15h00

BRASÍLIA/SÃO PAULO, 26 Fev (Reuters) - As estradas federais do Brasil registravam no final da manhã desta quinta-feira 93 bloqueios devido aos protestos de motoristas de caminhões, isso após o governo anunciar, na véspera, propostas para tentar encerrar o movimento grevista, que entra em seu nono dia.

Os últimos números da polícia foram divulgados às 11h30, e mostram uma piora em relação ao boletim da noite anterior, que apontavam 81 interdições, indicando uma divisão no movimento.

Alguns representantes dos manifestantes disseram ter aceitado as propostas do governo, enquanto outros consideraram as ofertas insuficientes.

Em entrevista, a presidente Dilma Rousseff disse que o governo está se esforçando, e que as propostas estão sendo bem aceitas.

 

Bloqueios em 9 Estados; mais afetado é o RS

Segundo a polícia, o Estado mais afetado pelos protestos era o Rio Grande do Sul, com 38 bloqueios, às 11h, seguido pelo Paraná (19 bloqueios), Santa Catarina (14). Em Mato Grosso, as informações oficiais indicavam nove interdições.

Ao todo, segundo os dados mais atualizados da polícia, nove Estados tinham bloqueios, contra interdições em seis Estados no relatório da noite de quarta-feira.

Reivindicações e proposta do governo

O movimento dos caminhoneiros, por menores custos com diesel e impostos, prejudica o abastecimento de diversas mercadorias, como alimentos e combustíveis, com reflexos nas exportações e na economia do país.

O governo anunciou uma série de propostas na quarta-feira numa tentativa de pôr fim aos protestos de caminhoneiros que bloqueiam estradas o país, como a estabilidade dos preços do diesel por seis meses, sanção sem vetos da lei que reduz custos do setor e carência de 12 meses para o pagamento de financiamentos de caminhões.

Caminhoneiros se dividem

Mas o líder do chamado Comando Nacional dos Transportes disse que as promessas não foram aceitas, posição diferente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), que considera que houve avanços históricos em pontos das reivindicações.

A orientação governamental é que os caminhoneiros acabem com os bloqueios para avançar nas negociações com o governo antes da próxima rodada de conversas, que ocorrerá em 10 de março, para discutir os pontos que não foram atendidos.

Ivar Luiz Schmidt, líder do movimento Comando Nacional do Transporte, disse à agência de notícias Reuters que não aceitava os termos do acordo.

Schmidt disse que seu movimento "não aceitou nenhum dos termos que o governo propôs". "Nós continuamos o movimento", disse ele, afirmando ter o comando de pelo menos cem pontos de bloqueio em rodovias federais e estaduais.

Ele disse que aguarda um novo contato com o governo para tentar retomar as conversas. Schmidt não participou na quarta-feira da reunião entre governo, empresários e representantes dos caminhoneiros.

O governo, por seu lado, disse que as propostas serão efetivadas somente com o fim dos bloqueios. "Só vai ser cumprido o que nós combinamos na hora que forem liberadas as estradas", disse o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, segundo a Agência Brasil.