IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Kraft Foods se unirá com Heinz, da brasileira 3G Capital e Berkshire Hathaway

25/03/2015 10h25

Por Sruthi Ramakrishnan

(Reuters) - A Kraft Foods vai se fundir com a H.J. Heinz, controlada pela empresa de private equity brasileira 3G Capital e pela Berkshire Hathaway, do investidor Warren Buffett, formando a quinta maior companhia de alimentos e bebidas do mundo e terceira maior da América do Norte.

As ações da Kraft subiam cerca de 34 por cento nas negociações antes da abertura do pregão regular após o anúncio do acordo.

A companhia combinada, que será liderada pelo presidente-executivo da Heinz, Bernardo Hees, terá receita de cerca de 28 bilhões de dólares, menos da metade da receita da líder de mercado Pepsico em 2014.

A Kraft, como outras fabricantes de alimentos embalados, está lutando contra uma demanda lenta conforme consumidores migram para produtos que são tidos como mais saudáveis.

A Kraft vem reformulando sua administração sênior nos últimos meses e disse anteriormente que desenvolverá produtos para atender as mudanças de preferências de consumidores.

Analistas disseram ser improvável que o acordo enfrente obstáculos antitruste uma vez que há pouca sobreposição entre os produtos das companhias.

A companhia combinada com capital aberto, que deve economizar 1,5 bilhão de dólares em custos anuais até o final de 2017, terá oito marcas valendo mais de 1 bilhão de dólares cada.

Os acionistas da Kraft deterão 49 por cento da nova empresa e os da Heinz terão os 51 por cento restantes.

Os acionistas da Kraft receberão ações da companhia combinada, chamada Kraft Heinz Co, e um dividendo especial de 16,50 dólares por ação.

No fechamento do pregão de terça-feira, a Kraft tinha valor de mercado de cerca de 36 bilhões de dólares.

A companhia brasileira de private equity 3G Capital e a Berkshire Hathaway compraram a Heinz por 23,2 bilhões de dólares em 2013.

A Kraft é o quinto maior negócio da 3G Capital na indústria de alimentos e bebidas desde 2008, quando orquestrou uma aquisição da Anheuser-Busch pela InBev.

A 3G Capital também controla a Restaurant Brands International , formada quando seu negócio Burger King comprou a rede canadense de lojas de café Tim Hortons.

A Berkshire e a 3G Capital vão financiar o dividendo especial, que totaliza cerca de 10 bilhões de dólares.

Alex Behring, presidente do Conselho da Heinz e sócio da 3G Capital, irá tornar-se o presidente do Conselho da companhia combinada, e o presidente-executivo da Kraft, John Cahill, será o vice-presidente do Conselho.

A expectativa é de que o acordo seja fechado na segunda metade de 2015.