AB InBev quer comprar rival SABMiller para ter maior controle do mercado de cervejas
LONDRES (Reuters) - A Anheuser-Busch InBev abordou a rival SABMiller a respeito de uma possível aquisição, que formaria uma cervejaria colossal, fabricante de um terço da cerveja consumida no mundo.
A belga AB InBev, maior cervejaria do mundo, fabrica a Budweiser, a Stella Artois e a Corona, enquanto a britânica SABMiller, a número dois do mundo, é dona das marcas Peroni, Grolsh e Pilsner Urquell. No Brasil, a AB InBev controla indiretamente a gigante Ambev.
Um grupo combinado teria valor de mercado de cerca de US$ 275 bilhões, com base nos preços atuais, e combinaria a dominância da AB InBev na América Latina com a forte presença da SABMiller na África, ambos mercados de rápido crescimento, assim como suas cervejarias na Ásia.
"A atração real é a África, onde a AB InBev não tem presença, assim como alguns acréscimos na Ásia e na América Latina", disse o analista do setor de bebidas do Société Générale Andrew Holland.
A SABMiller disse nesta quarta-feira ter sido informada pela AB InBev de que a companhia pretende fazer uma proposta, mas a britânica acrescentou não ter nenhuma outra informação sobre os seus termos.
"O Conselho da SABMiller analisará e responderá apropriadamente a quaisquer propostas que possam ser feitas", disse.
A AB InBev confirmou sua abordagem ao Conselho da SABMiller. "Não pode haver certeza de que essa abordagem resultará em uma oferta ou acordo, ou sobre os termos", disse.
Em comunicado nesta quarta-feira, a Ambev disse que o processo está sendo conduzido diretamente pela AB InBev, sem a participação da Ambev, de modo que não há informações adicionais àquelas divulgadas por AB InBev ou por SABMiller a serem divulgadas no momento.
A AB InBev teria que pagar ao menos 40 libras (US$ 62) por ação da SAB Miller, e talvez até 45 libras, segundo analistas --o que implica um preço geral de até US$ 130 bilhões, incluindo a dívida da SABMiller.
(Por Kate Holton)
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