Expectativas pioram e confiança do consumidor cai em dezembro, aponta FGV
SÃO PAULO, 23 Dez (Reuters) - As expectativas pioraram com força em dezembro e o Índice de Confiança de Comércio (Icom) caiu 4,5 pontos na comparação com o mês anterior, voltando a perder força, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta quarta-feira (23).
Em dezembro, o Icom atingiu 61,4 pontos, contra 65,9 pontos em novembro, quando havia subido 4,6 pontos. O resultado de dezembro representa o segundo menor nível da série iniciada em março de 2010.
Segundo a FGV, o Índice da Situação Atual (ISA) registrou recuo de 1,8 ponto e foi a 57,3 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) caiu 7,2 pontos, para 66,5 pontos, menor patamar da série.
A FGV realizou no mês passado algumas mudanças metodológicas nas pesquisas de sondagem de confiança, passando a informar a diferença em relação ao mês anterior em pontos, e não mais em percentagem. O objetivo é permitir que sejam comparáveis entre si e ao mesmo tempo alinhá-las às práticas internacionais.
(Por Camila Moreira; Edição de Alexandre Caverni)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.