IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petrobras vai anunciar cortes de cargos e gerências, dizem fontes

Paulo Whitaker/Reuters
Imagem: Paulo Whitaker/Reuters

28/01/2016 08h08

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras deve anunciar na quinta-feira (28) um programa de cortes de cargos, incluindo gerências, visando adequar a empresa a uma nova realidade de preço baixo do barril de petróleo, menores investimentos da estatal e economia em ritmo lento, disseram à agência de notícias Reuters duas fontes da companhia.

O presidente da estatal, Aldemir Bendine, será o porta-voz desse programa de cortes. Na noite desta quarta, a empresa informou que Bendine vai conceder entrevista coletiva na manhã de quinta-feira.

"A ideia é cortar algo próximo de 30% das gerências. Tantas gerências provocam custos e engessam mais a empresa", afirmou à Reuters uma fonte, sob condição de anonimato.

"O trabalho que está sendo feito visa adequar o tamanho da companhia à realidade de mercado. Aparentemente, essa redução pode ser ruim para as pessoas, mas será bom para a saúde da companhia. A companhia terá mais flexibilidade e economizará alguns milhões com a medida", acrescentou outra fonte, que também pediu para não ser identificada.

O estudo para enxugar a empresa começou ainda no ano passado, mas foi acelerado a partir das consequências causadas pela operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção na estatal, pela forte queda do barril de petróleo e pela redução nos investimentos da estatal.

Paralelamente, havia também um estudo sobre a possibilidade de criar vice-presidências na empresa que hoje é dirigida por um presidente e alguns diretores.

Por conta desse cenário, o Plano de Negócios 2015-2019 foi revisado para baixo este ano para US$ 98,4 bilhões. O plano anterior, divulgado em junho de 2015, apontava para investimentos de US$ 130,3 bilhões.

"Entende-se que esforços precisam ser feitos para colocar a companhia novamente nos eixos e nos trilhos daqui a 2 ou 3 anos", declarou uma das fontes.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier) 

Corrupção: Brasil perde posições no ranking da transparência

NE10