Índice europeu tem melhor dia desde agosto com perda de terreno de saída britânica da UE

Sudip Kar-Gupta

20 Jun (Reuters) - As Bolsas europeias tiveram nesta segunda-feira (20) a maior alta desde agosto, lideradas pelo forte peso das ações dos bancos, conforme as pesquisas de opinião no fim de semana impulsionaram as expectativas de que o Reino Unido vá votar a favor da permanência na União Europeia.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 3,66%, a 1.327 pontos, o maior ganho diário em dez meses, voltando a um nível visto pela última vez no começo de junho.

Os mercados se recuperaram de três semanas seguidas de queda, conforme o recente ímpeto da campanha pelo "sair" da UE mostrou sinais de enfraquecimento, levando a libra ao seu maior ganho em um dia em sete anos.

Três pesquisas de opinião no sábado mostraram que a opção "ficar" estava recuperando impulso, embora o cenário geral tenha se mantido com um eleitorado bastante dividido.

O Reino Unido vai votar a sua permanência na UE na quinta-feira (23). As pesquisas de opinião têm mostrado divisão, embora apostadores tenham indicado a maior possibilidade para a opção de ficar na UE, ao invés de sair dela.

O Royal Bank of Scotland e o Lloyds tiveram alta de 7% e de 5,1%, respectivamente. O banco italiano UniCredit também teve alta, de 6,3%, depois de uma reportagem mostrar que o banco nomearia o ex-ministro da Indústria Corrado Passera como novo presidente-executivo.

Apesar da recuperação nesta segunda-feira, muitos operadores continuam cautelosos, dada a incerteza em torno do referendo.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 3,04%, a 6.204 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 3,43%, a 9.962 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 3,5%, a 4.340 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 2,54%, a 17.353 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 3,41%, a 8.647 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 3,23%, a 4.665 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos