Bolsas

Câmbio

Lucro líquido da Equatorial Energia recua 11% no 4° tri

SÃO PAULO (Reuters) - A elétrica Equatorial Energia registrou um lucro líquido ajustado de 227 milhões de reais no quatro trimestre de 2016, com recuo de 11 por cento ante mesmo período do ano anterior, informou a companhia no final da noite de quarta-feira.

A companhia, que controla as distribuidoras de eletricidade Cemar e Celpa, no Maranhão e no Pará, reportou geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda ajustado) de 478 milhões de reais, alta de 26 por cento na comparação anual.

O volume total de energia distribuída pelas empresas somou 3.948 gigawatts-hora no período, com expansão de 1 por cento no mercado da Cemar e contração de 3,7 por cento na Celpa no quarto trimestre, ante mesmo período do ano anterior.

A receita operacional líquida do grupo somou 2,34 bilhões de reais, com alta de 24,7 por cento na comparação anual.

Já a dívida líquida da elétrica somava 2,5 bilhões de reais ao final de 2016, alta de 49,5 por cento ante o final de 2015.

A Equatorial ressaltou ainda que encerrou o ano com um caixa consolidado de 3 bilhões de reais, o que equivale aos vencimentos de dívida dos próximos três anos.

"A robustez financeira da companhia está em linha com a liquidez necessária para o seu próximo ciclo de investimentos", ressaltou a elétrica, que no ano passado arrematou em leilão concessões para construir e operar 2,15 mil quilômetros em linhas de transmissão de eletricidade, na estreia da companhia no setor.

(Por Luciano Costa)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos