IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Locamerica faz acordo para aquisição de paranaense Auto Ricci

20/03/2017 14h10

SÃO PAULO (Reuters) - A companhia da aluguel de veículos Locamerica anunciou nesta segunda-feira acordo para incorporar a totalidade da ações da rival paranaense Auto Ricci, em operação em dinheiro e ações.

A Locamerica informou que vai comprar ações representativas de 33,7 por cento da Ricci por cerca de 54 milhões de reais. A empresa ainda fará uma emissão de ações em favor dos acionistas da companhia paranaense à razão de 1 ação da Locamerica para cada 1,91 ação da Ricci.

Por conta desta incorporação, a Locamerica vai emitir cerca de 17,4 milhões de novas ações, que representam 26,7 por cento de seu capital.

O mercado de aluguel de veículos e gestão de frotas tem passado por consolidação. A Movida abriu capital em uma oferta pública inicial de ações em fevereiro. A rival Unidas cancelou seu IPO em fevereiro.

Também em fevereiro, a maior do setor, Localiza sinalizou que planejava manter seus preços agressivos neste ano. A empresa anunciou compra das operações da norte-americana Hertz no Brasil em dezembro.

O controlador da Ricci terá cerca de 17,7 por cento de participação na Locamerica com a operação, passando a integrar o atual bloco de controle da empresa, formado por Luis Fernando Porto e Sergio Resende.

A Ricci foi fundada em 1994 e tem frota de cerca de 15,7 mil veículos, seis lojas próprias de seminovos e 17 pontos de atendimento em 10 Estados do país. A companhia teve em 2016 receita líquida de 329 milhões de reais e lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 124 milhões. A dívida era de 285,5 milhões de reais. O lucro líquido ajustado somou 18,7 milhões.

"A operação em questão permitirá à Locamerica acessar uma extensa base de clientes, fortalecer seu posicionamento competitivo mediante a ampliação de sua cobertura geográfica, bem como aumentar de maneira relevante sua escala de compras", afirmou a Locamerica em comunicado ao mercado.

"Espera-se que a empresa combinada capture significativas sinergias econômico-financeiras a partir da otimização da estrutura de capital da Ricci", acrescentou a Locamerica.

(Por Alberto Alerigi Jr.)