IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Escândalo da Odebrecht pode ameaçar parcerias público-privadas na América Latina, diz Bird

30/03/2017 18h00

ASSUNÇÃO (Reuters) - O escândalo de corrupção que envolveu o grupo Odebrecht pode ameaçar parcerias público-privadas necessárias para obras de infraestrutura na América Latina, afirmou nesta quinta-feira o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird).

O grupo brasileiro admitiu que pagou centenas de milhões de dólares em propinas em 12 países, a maior parte na América Latina, como parte de acordos de leniência acertados com autoridades no Brasil e Estados Unidos em dezembro.

"Não há dúvida de que o caso da Odebrecht fez um enorme estrago para a companhia e para muitos governos, mas o maior dano deste escândalo é a ideia de que parcerias público-privadas são ruins", disse o presidente do Bird, Luis Alberto Moreno, a jornalistas.

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, afirmou que investigações de corrupção estão desacelerando o investimento privado. O ministro das Finanças do Peru reduziu a previsão de crescimento do país de 4,8 para 3,8 por cento em janeiro, no que classificou como "efeito Odebrecht".

(Por Daniela Desantis)