Itaú Unibanco terá taxas menores para parcelado com juros dos cartões Hipercard
SÃO PAULO (Reuters) - O Itaú Unibanco começará a oferecer nas próximas semanas uma modalidade de compra parcelada nos cartões da bandeira Hipercard com juros menores do que os praticados pelo mercado, disse o diretor de cartões do banco, Marcos Magalhães.
Para incentivar lojistas a operar com o produto, o Itaú Unibanco oferecerá como contrapartida a redução do prazo de repasse, de 30 para dois dias, além de cobrar taxas menores (MDRs) nas operações feitas com os cartões.
"Alinhada à redução das taxas de juros do rotativo e parcelado, essa modalidade é mais um incentivo para uso do cartão como importante instrumento de meio de pagamento e financiamento ao consumo", afirmou o Itaú Unibanco em nota.
Em teleconferência com jornalistas, Magalhães projetou que as vendas parceladas com juros nas compras com o Hipercard podem subir dos atuais 1,5 por cento para mais de 10 por cento num prazo de até 18 meses.
A iniciativa do Itaú Unibanco vem após o governo federal ter imposto no começo do ano um limite de 30 dias para financiamento das compras com cartões de crédito pelo rotativo.
A modalidade de crédito, que tinha juros de mais de 500 por cento ao ano, era a mais cara do mercado, refletindo em parte uma série de subsídios cruzados que foram se desenvolvendo no mercado brasileiro.
Como consequência, os bancos tendem a tomar medidas para reduzir subsídios de clientes que não usam o rotativo. Uma delas é reduzir ou acabar com os programas de isenção de tarifas.
A outra é justamente tentar reduzir as compras parceladas sem juros, modalidade que só existe no Brasil. Embora essas compras sejam financiadas pelos lojistas, os bancos são obrigados a alocar capital para as operações, dado que são eles que assumem o risco de crédito. Há anos, bancos têm tentado sem sucesso convencer os lojistas a limitarem o número de parcelas.
CONCORRÊNCIA
Segundo Magalhães, a Hipercard está apta a operar com outras redes adquirentes além da Rede, do próprio Itaú Unibanco, a partir de maio. Numa primeira etapa, os cartões da bandeira serão aceitos pela Cielo, pela Stone e pela Pague Seguro.
(Por Aluísio Alves, edição Flavia Bohone; MPP)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.